Sistema desenvolvido pela Randon e Suspensys pode proporcionar até 25% de economia de combustível

As Empresas Randon cumprem mais uma etapa do processo de desenvolvimento do inovador sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys. A companhia realizou a entrega técnica de um modelo de semirreboque da linha Hybrid R, da Randon Implementos, equipado com a tecnologia pioneira liderada pela Suspensys, para a fase de testes pelo G10. Nesta etapa, as equipes de engenharia e pesquisa buscam monitorar o comportamento do produto em uso real pelas estradas do país.

O G10, que reúne cinco importantes transportadoras e está entre as maiores empresas de logística e transporte rodoviário do país, vai utilizar um modelo Graneleiro para deslocamento de cargas do agronegócio em rodovias do Paraná.

Durante um período de 30 dias, os veículos de testes serão monitorados para a coleta de dados sobre redução de consumo de combustível alcançado pelo uso do sistema de tração elétrico no semirreboque. Os condutores dos caminhões receberam treinamento com pilotos de testes do Centro Tecnológico Randon (CTR), onde ocorreram todas as fases de testagem até o momento.

Sobre o e-Sys

Com conceito inovador e sustentável, o e-Sys é um sistema de tração auxiliar elétrico desenvolvido de forma exclusiva pelas Empresas Randon, em uma parceria entre Suspensys e CTR. Ele atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da condição da estrada, a economia de combustível pode chegar até a 25%, propiciando um menor desgaste dos componentes e contribuindo para uma menor emissão de gases e resíduos no meio ambiente.

Estimativas apontam que, com uma redução de consumo de combustível pelo uso do e-Sys na faixa dos 20%, a redução na emissão de carbono pode chegar a 96 toneladas por ano, por exemplo, trazendo uma importante contribuição para o setor de transporte no combate às mudanças climáticas. “Os testes são determinantes dentro do processo de desenvolvimento. Pela experiência vivenciada pelos nossos parceiros, consolidando os parâmetros necessários, poderemos disponibilizar ao mercado uma tecnologia inovadora, que contribui para eficiência da operação do transportador e colabora com os desafios do setor de transporte em reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, destaca o CEO das Empresas Randon, Sérgio L. Carvalho.

O diretor Presidente do G10 e diretor Administrativo da Transpanorama, Claudio Adamuccio, comemorou a oportunidade de testar uma tecnologia que privilegia a sustentabilidade. “Temos prezado por conjuntos novos, que garantem a eficiência da operação e que contribuem significativamente com o meio ambiente. Este formato híbrido certamente é um avanço para todo o nosso setor e torço para que os resultados sejam satisfatórios”, destaca.

A linha de semirreboques Hydrid R, equipada com a solução e-Sys, foi apresentada ao mercado em 2019, após dois anos de desenvolvimento, e vem passando por várias etapas de testes e homologações.

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