SETEMBRO DE 2010

Depois de participar do workshop “Gestão de Custos Operacionais”, oferecido pela Volvo no ano passado, o empresário Paulo Alves Ferreira decidiu iniciar um programa de treinamento de motoristas. Em um ano, e contando menos da metade da sua frota de 31 caminhões, ele economizou em diesel o equivalente ao valor de um caminhão novo.

“Decidimos focar na diminuição dos custos mais relevantes, e o diesel aparece em primeiro lugar”, afirma o empresário. Mas os treinamentos também proporcionaram o aumento da vida dos pneus e dos componentes do trem-de-força (motor, caixa de câmbio e eixo traseiro).

Ferreira dirige há mais de 20 anos a Pedra Branca Transportes, de Ibiraçu, perto de Vitória(ES). Ele foi um dos 640 participantes do programa em 2009. Este ano a Volvo está repetindo a promoção e projeta atingir 750 clientes em diferentes partes do País.

Mauro Jordan é o consultor contratado pela Volvo para dar as palestras. “Muitos empresários possuem boas ferramentas em suas empresas, como softwares de gerenciamento de frotas, mas ainda não tiram o melhor proveito delas”, diz ele.

O diesel representa, em geral, metade dos custos do transporte. O treinamento dos motoristas pode proporcionar uma economia de até 15% no consumo de diesel, o uso correto de defletores pode somar outros 10%, a manutenção correta, 7%, e alinhamento de eixos, outros 7%.

“A competitividade no setor de transportes é muito grande atualmente e o transportador tem muita dificuldade de repassar custos para frete. Por essa razão, o aumento da eficiência em sua gestão é crucial”, afirma Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.

Os interessados em participar dos workshops da Volvo devem procurar a rede de concessionários. Na internet, em www.volvo.com.br/custooperacional, é possível fazer uma simulação do custo por quilômetro de um caminhão.