A Tecnologia de Manutenção de Ar (AMT, sigla em inglês) da Goodyear Tire & Rubber para veículos comerciais, vai começar a ser testada em frotas de caminhões dos Estados Unidos nos próximos meses, como parte de um projeto de pesquisa apoiado pelo Gabinete de Tecnologia Veicular do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE, sigla em inglês).
A tecnologia AMT permite que os pneus se mantenham inflados mesmo quando frios, sem a necessidade de bombas externas ou eletrônicas. O sistema utiliza a tecnologia de bomba peristáltica para manter automaticamente a pressão dos pneus nos níveis desejados das frotas. Todos os componentes do sistema da AMT, incluindo a bomba, estão totalmente embutidos no pneu.
Desde 2011, a Goodyear está desenvolvendo e testando sua Tecnologia de Manutenção de Ar, que pode ajudar na economia de combustível e redução de dióxido de carbono, enquanto melhora potencialmente a vida útil do pneu, a durabilidade e segurança do revestimento, e elimina a necessidade de inflar os pneus manualmente. Durante a próxima fase de testes, várias frotas de caminhões nos EUA e no Canadá vão testar a AMT, ao longo dos próximos 18 meses em suas operações diárias.
“Este é um marco importante no desenvolvimento da AMT para o mercado de caminhões comerciais”, disse Joseph Zekoski, diretor técnico da Goodyear. “Os pneus equipados com a tecnologia AMT tiveram um bom desempenho nos testes e estamos ansiosos para entregar esse produto aos nossos clientes na próxima fase de testes.”
Custos relacionados com pneus são o maior item de manutenção para os operadores de frotas de veículos comerciais. Apenas 44% de todos os pneus de caminhão estão dentro das 5 libras por polegada quadrada (psi) de sua pressão indicada e 7% estão com pressão inferior em 20 psi ou mais.
A pressão baixa também reduz a vida útil do pneu. Em comparação, os pneus inflados corretamente resultam em emissões mais baixas, maior vida útil do pneu, segurança reforçada e melhor desempenho do veículo. O sistema de AMT para pneus comerciais está sendo projetado para funcionar sob uma variedade de condições de operação e em recauchutagens diferentes.
“Esta fase de testes extensa para podermos determinar quando poderemos disponibilizar esta tecnologia no mercado de pneus comerciais “, disse Zekoski. O Gabinete de Tecnologia Veicular do DOE fez uma doação de US$ 1,5 milhão para ajudar na pesquisa, desenvolvimento e demonstração, baseadas em Akron, do sistema de AMT para pneus de veículos comerciais. Representantes do Instituto de Tecnologia Veicular reuniram-se com a equipe Goodyear AMT em setembro para analisar o progresso do projeto.