Maratonas de inovação ajudam as organizações a se conectarem com o ambiente externo

O hackathon é a junção de duas palavras em inglês: hack, que significa programar, e marathon (maratona). Ou seja, é uma maratona de programação. Mas, conforme explica a CEO da i9Exp, Suzana Soncin, na sua origem, os hackathons eram eventos focados exclusivamente em tecnologia, mas hoje são utilizados em vários modelos de negócio. Esse é o tema do novo programa Transportando Inovação, da TV Carga Pesada.

“O hackathon é uma ferramenta para ampliar o ecossistema onde seu negócio está inserido”, afirma. “São eventos que envolvem pessoas interessadas em resolver problemas e desenvolver ideias inovadoras para questões específicas”, complementa.

Ela lembra que o processo de transformação digital está alicerçado em três pilares: experiência do cliente, excelência operacional e expansão do ecossistema.

E o hackathon está relacionado principalmente a esse último.

“É uma excelente maneira de criar soluções inovadoras para conectar sua empresa com o ambiente externo, além de identificar profissionais para ingressarem na organização e aumentar a visibilidade do segmento na região. Dessa forma, é possível conectar universitários, clientes, fornecedores, colaboradores, entre outros públicos.” O importante é a diversidade de contexto e ideias.

Em novembro, a IC Transportes realizou seu hackathon, o Hackalog. Clique aqui para ler mais a respeito.