Para o diretor de vendas da International Caminhões, Fred Petroff, um bom concessionário “precisa saber organizar a equipe comercial e representar bem a nossa marca, com o mesmo compromisso que nós temos com o cliente”.
Petroff diz que a International procura ter políticas comerciais que ajudem o concessionário a atrair bons profissionais técnicos e de vendas. Segundo ele, a rede tem 18 concessionárias plenas (vendas, atendimento e pós-venda) e 23 pontos de serviços autorizados da MWM, que fornece o motor para a marca. Esses pontos de serviço contam com oficina e têm peças para reposição.
Até o fim do ano, a International pretende dispor de 25 concessionárias e 30 serviços autorizados.
Um de seus concessionários é o mato-grossense Osmar de Mello, produtor rural e transportador de grãos que, depois de experimentar sete caminhões International na sua empresa, a MZ, decidiu entrar no negócio. Comprou a concessionária de Sorriso, depois abriu em Cuiabá e vai inaugurar loja em Rondonópolis. Investiu R$ 8 milhões.
Mello diz que vendeu 90 caminhões em menos de um ano, “mais do que a concessionária anterior tinha vendido em dois anos”.
“Somos humildes, mas temos que mostrar que viemos para ficar”, diz ele. O fato de a International já ter, no passado, abandonado o mercado brasileiro, não atrapalha. “Agora existe a fábrica (em Canoas-RS). É a prova de que a International veio para ganhar uma fatia do mercado e permanecer.”
Em relação ao pós-venda, Osmar de Mello diz que funciona muito bem. “Todas as casas têm pós-venda, com mecânicos habilitados, com curso feito na fábrica. Não temos nenhum caminhão parado, nosso atendimento é rápido e eficiente.” Além disso, a International oferece assistência 24 horas. “Se for preciso, o mecânico vai até onde o veículo estiver para resolver o problema”, afirma.
FALA CLIENTE
O 9.800 é um veículo robusto, mas mais leve que a concorrência. Faz uma boa média de consumo de combustível. Uso esse
Atílio Elias Rovaris, diretor da Transportadora Rovaris, de Sorriso (MT), comprou um International 9.800i e um Durastar, o segundo para trabalho na roça. A empresa tem 50 caminhões.