A Iveco apresentou esta semana em São Paulo a van Daily Elevittá equipada com poltrona móvel que se desloca para fora do veículo facilitando o acesso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Segundo dados do IBGE, a deficiência motora é a segunda mais relatada pela população: mais de 13,2 milhões de pessoas afirmaram ter algum grau do problema, o que equivale a 7% dos brasileiros. A deficiência motora severa foi declarada por mais de 4,4 milhões de pessoas, segundo levantamento realizado em 2010.
Já em vigor, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146) é destinada a “assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.
Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), sob a plataforma do Iveco Daily 50C17, o modelo foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo. O dispositivo de poltrona móvel foi desenvolvido especialmente para a linha Daily, pela empresa gaúcha Elevittá especializada na fabricação de elevadores e equipamentos de mobilidade.
“O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o operador em um conceito de experiência em acessibilidade ampliada”, explicou Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina.
“Lançamos um produto economicamente viável para os empresários do setor e nos antecipamos aos concorrentes. O Daily Elevittá abre uma nova era no transporte de passageiros”, destaca Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina.
Cadeirantes presentes no evento de lançamento destacaram a importância de veículos equipados com dispositivos como este que proporcionam maior autonomia para o usuário, além de permitir que a pessoa com deficiência se integre e compartilhe dos mesmos espaços que os demais passageiros. Dependendo da limitação do usuário, o embarque pode ser autônomo ou assistido. Já existem vários cursos de formação para motoristas que atuam no transporte de pessoas com deficiência de locomoção.
PRODUTO – O Daily Minibus tem a plataforma baseada em chassi-longarina com vida útil superior quando comparado com veículos monobloco. Além disso, a tração traseira proporciona o aumento da vida útil dos pneus. Tem capacidade para levar 15+1 passageiros (caso do modelo 45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo.
O motor F1C da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Elevittá. Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17, o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus.
A motorização conta ainda com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador.
Os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto.
O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo flexível para operações de fretamento. Além disso, o modelo possui amplo espaço que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.