Versão 570S46T, impulsionada pelo motor Cursor 13 da FPT Industrial, alcançou a marca sem receber reparos no propulsor de 12,9 litros

Mais um Iveco Stralis ultrapassou a marca de 1,2 milhão de quilômetros nas estradas do Brasil. Dessa vez, o modelo 570S46T ano 2010 utilizou a durabilidade do motor Cursor 13, da FPT Industrial, para seguir transportando cargas por quase uma década sem a necessidade de intervenções no propulsor. Claudiomiro Schanne, proprietário do caminhão e sócio da Transportadora Hauth & Schanne, de Sinop (MT), entrou em contato com a marca para dividir a satisfação com o conjunto mecânico que transporta madeira e materiais de construção.

“A relação potência/consumo impressiona. Sempre segui e respeitei os critérios de manutenção conforme as indicações descritas no manual do proprietário. Estou muito satisfeito com a resistência e a robustez do caminhão e já estou me programando para adquirir mais um bruto da Iveco”, afirma Claudiomiro.

O Stralis tem o DNA da linha de pesados da Iveco, que atualmente conta com os modelos Hi-Road e Hi-Way.

Hi-Road

Nos pesados, a Iveco apresentou o Hi-Road no final de 2018. O caminhão, disponibilizado nas versões 4X2, 6X2 e 6X4, proporciona para o cliente o melhor Custo Operacional Total (COT) do mercado. O Hi-Road tem a menor tara do segmento, o que aumenta a produtividade, já que leva mais carga que os modelos concorrentes, contribui para a redução de custos com combustível e, por consequência, reduz o COT do cliente. O modelo é ideal para operações de médias e longas distâncias e herdou as melhorias que a engenharia da Iveco promoveu na linha Hi-Way, que se destaca pelo baixo custo operacional, com uma nova turbina, nova calibração e aumento de torque no motor.

Hi-Way

A linha Hi-Way, lançada em 2013, evoluiu a partir de pesquisas realizadas com os clientes da marca. A Iveco desenvolveu um pacote de melhorias técnicas que aumentou significativamente o torque e a economia de combustível dos modelos. Essas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa. Com o maior torque dos motores, o desempenho dos caminhões melhorou, permitindo, por exemplo, retomadas mais eficientes e resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade. Além disso, para otimizar os custos operacionais em todas as condições de uso, o cliente tem a opção do “modo econômico”, acionado por meio da tecla ECO no painel, contribuindo para um consumo de combustível mais otimizado.

Para Bernardo Pereira, gerente de Marketing de Produto da Iveco para a América do Sul, o segmento de pesados é muito importante para a marca. “Cada vez mais trabalhamos para atender esse setor do transporte, entre outros, com produtos e serviços que proporcionem o melhor custo benefício do mercado. Estamos ao lado dos nossos clientes e prontos para auxiliá-los da melhor forma possível”, finaliza o executivo.

Motor FPT Cursor 13

O Iveco Stralis é equipado com motores Cursor de 330 cv a 480 cv da FPT Industrial. Líder em tecnologias powertrain, a marca assegura elevada durabilidade associada à desempenho, robustez, menores emissões, custos operacionais e versatilidade de aplicações, seja no segmento on-road, off-road, marítimo ou de geração de energia. Somente na América do Sul são mais de 615 mil motores FPT Industrial em circulação.

Esse, e outros exemplos de motores FPT Industrial com alta quilometragem, demonstram a durabilidade dos produtos da marca, projetados para atender condições extremas em diferentes aplicações.