LUCIANO ALVES PEREIRA

A Jamef entra no ano do jubileu com frota superior a 800 veículos

Uma das maiores transportadoras do país, dedicada à carga fracionada,  vira cinquentenária em 2013. É a mineira Jamef Encomendas Urgentes, fundada pelo esmeraldense José Alves Martins (falecido) e os filhos Mauro e Márcio.  Eles fundaram a Transportadora Divinópolis (seu primeiro nome) em 1963, na cidade de igual nome, com um caminhão. Mas o bairrismo dos municípios vizinhos contraindicava a denominação dos Martins. Por isso, mudaram de ideia e adotaram a sigla curta e de fácil memorização, Jamef. A abreviatura compõe-se das iniciais de José Alves Martins & Filhos. A partir daí brilhou o sinergismo dos sócios, que contaram com o animado ambiente inicial do caminhonismo pátrio. Por exemplo, quanto a obras rodoviárias. Naquele ano, o então presidente João Goulart inaugurou o Anel Rodoviário de Belo Horizonte em pista única. Também o asfalto da Rio – Bahia (antiga BR-4, hoje BR-116), entre Areal no Estado do Rio e Feira de Santana (BA). Foi a maior obra do país na década e de suma importância social, comparada à Route 66 americana.

 A confiança nos negócios com caminhões estava tão aprumada que a Mercedes-Benz lançaria (1964) o seu produto de maior sucesso nas estradas, o L-1111, depois sucedido pelo L-1113 e demais variantes da linha 13, motor OM-352. Embarcada nesse train , a Jamef abriu Casa em Belo Horizonte e dali não parou mais. Márcio Martins (falecido em dezembro de 2010) era a cabeça administrativa. Em 2000, ele declarou à Revista Veículo, que conseguira crescer 20% no ano anterior, quando todo o setor amargou perdas de monta. “Tivemos elevação no faturamento e o número de clientes também aumentou”, disse. Na época, ele se referiu à estratégia da empresa que “não toma o bonde do suicídio coletivo, sempre reduzindo as tarifas”.

 Já em 2013, o diretor comercial da Jamef, Paulo Nogueirão, fala em expansão de 30% neste ano do cinquentenário. Deverá abrir mais três filais, “ainda no primeiro semestre: Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia, além de Itajaí, em Santa Catarina”. Em 2012, já havia inaugurado sete unidades no Nordeste, ou seja, na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “Com a nova malha, a empresa se fortalece para o falado salto de 30% neste ano”, observa.

Ele tem suas convicções. Entre outras, a continuidade do consumo interno e os mega-eventos esportivos como o da Copa do Mundo e o das Olimpíadas. “A demanda no segmento de transporte vai se elevar consideravelmente”, prevê o diretor da Jamef.  E, claro, a empresa está de olho nisso, tratando de reforçar sua atuação. Não foi à toa que Nogueirão aumentou em mais de 100% o investimento na área de Marketing. Em 2012, trouxe – segundo suas palavras – “um novo conceito para o mercado”, sob a ênfase de um slogan que propõe: “A gente sempre leva o melhor para você”. Para o ano do cinquentenário, a Jamef lança outra campanha, suportada por enunciado alusivo: “2013, um ano com muitos motivos para fazer a festa”.