A FPT Industrial Latin America anunciou nesta quinta-feira (08), José Luís Gonçalves (foto) como seu novo presidente. Gonçalves assume a responsabilidade de manter e acelerar o crescimento da empresa na região, especialmente no Brasil: “Meu objetivo é consolidar a operação da FPT Industrial e desenvolver ainda mais o recente crescimento do negócio na América Latina que, depois da Europa, é o mercado mais importante para a FPT e prevemos um grande potencial de desenvolvimento, que consolidaremos nos próximos anos”.

Todos os setores em que a FPT Industrial atua mantêm boas perspectivas de crescimento, e os maiores potenciais de expansão estão baseados nas indústrias de veículos comerciais e no setor agrícola. 

“A FPT Industrial fornece motores para os setores que impulsionam a expansão da economia. Graças à ampla gama de produtos que fornecemos e à crescente receptividade às nossas tecnologias, estamos confiantes em relação ao crescimento contínuo da FPT nessas áreas”, acrescentou Gonçalves.

Uma das principais áreas de desenvolvimento em sua gestão será a ampliação da rede FPTIndustrial em toda América Latina, com ações iniciadas já nos próximos 18 meses. “A expansão da nossa rede será fundamental para assegurar o atendimento e a satisfação de nossos clientes, gerando por consequência o sucesso da FPT Industrial na região”, prevê Gonçalves.

Com o objetivo de promover e implementar uma nova visão, focada no mercado latino-americano, Gonçalves foi escolhido por sua grande experiência em estratégia comercial, sendo o primeiro brasileiro a ser nomeado como presidente da FPT Industrial Latin America.

A FPT Industrial é reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia pioneira e portfólio diversificado de produtos, com motores a diesel e gás natural (GNV). Sendo umas das maiores produtoras de powertrain do mundo, a FPT Industrial investe em programas de pesquisa e desenvolvimento focados em inovação e sustentabilidade.

A empresa conta com uma gama completa de motores diesel, desde os leves, médios até os pesados, que vão de 2,2L até 15,9L, e que atendem as normas de emissões Proconve 7. Os motores  podem ser aplicados aos mais diversos segmentos como o rodoviário, agrícola, construção, geração de energia e marítimo.

Como parte do Grupo Fiat Industrial, a FPT Industrial foi a fabricante de motores mais premiada da Europa em 2013: três dos quatro caminhões indicados como “Truck of the Year 2013” possuem motor FPT.  Entre os principais clientes da empresa estão Case, Iveco, New Holland,Hyundai, Ford, Tata, Komatsu, Stemac e Leon Heimer, distribuídos no Brasil e em toda a América Latina. Recentemente a FPT anunciou acordo comercial com a produtora de ônibus Peruana Modasa, no qual serão fornecidos 1.500 motores GNV nos próximos 5 anos. 

José Luis Gonçalves tem mais de 20 anos de experiência tanto no setor técnico quanto comercial em todo o mundo, incluindo a América Latina, EUA, Europa, África, China e Rússia.  Trabalhou na Denso, na Electrolux e ingressou no Grupo Volvo em 1996. Em seu último cargo, como gerente de vendas na América Latina para a Volvo Ônibus, foi responsável por dobrar o volume de vendas de ônibus rodoviários e aumentar de forma significativa a participação da empresa nos principais mercados da região.

A FPT Industrial é uma empresa do Grupo Fiat Industrial dedicada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road e aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas e 6 centros de P&D. A rede de distribuição da FPT Industrial consiste em 100 concessionárias e mais de 1.300 centros de serviço em cerca de 100 países. Uma extensa gama de produtos (cinco famílias de motores de 37kW a 640 kW e transmissões com torque máximo de 300Nm a 500 Nm) e um foco nas atividades de pesquisa e desenvolvimento fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão para o mercado industrial.

FONTE: MM EDITORIAL