Fonte: NTC&Logística

 

Foi lançada nesta terça-feira (10) em Goiânia o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga a Fenatran/Centro-Oeste, que será realizada de 14 a 17 de outubro, das 14 às 21 horas, no Centro de Convenções da capital de Goiás. Trata-se da primeira edição do evento fora de São Paulo.

Em Goiânia, a feira é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e realizada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas (NTC & Logística). São estimados 8 mil visitantes, principalmente empresários do setor de transporte, profissionais, industriais, comerciantes, distribuidores e técnicos dos setores e afins.

Na programação da Fenatran Centro-Oeste estão previstas exposição interna e externa de veículos pesados, estandes para lançamentos de produtos e serviços, seminários empresariais, workshops comerciais, rodada de negócios, Clube Comprador Premium, Test Drive, entre outras atividades. A Feira, segundo a NTC&Logística trará a oportunidade de realização de negócios e a exposição de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento, além do desenvolvimento de debates e de apontamentos de tendências do setor.

A expectativa da Reed Exhibitions Alcantara Machado e da NTC & Logísticas é de receber cerca de 80 empresas expositoras, de setores como caminhões e veículos; implementos e equipamentos; autopeças, motores e pneus; combustíveis, derivados e componentes; equipamentos para oficinas; terminais e movimentação de carga; transportadores modais de carga; rastreadores, informática, segurança e outros; bancos, financeiras e seguradoras; entidades e serviços; e demais modais do setor do transporte. Essas empresas vão apresentar novidades relacionadas às novas tecnologias, sustentabilidade, além de produtos e serviços para garantir mais segurança, conforto e redução de custos operacionais.

 

Importância estratégica

A escolha do Centro-Oeste para sediar o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga se deve à importância estratégica da região para o País, exatamente pelo enorme potencial econômico e industrial da região e pelo fato de ser um dos principais celeiros do agronegócio brasileiro. De acordo com dados do Estudo Centro-Oeste Competitivo, a produção industrial da área central do País movimentou R$ 81,6 bilhões em 2010. Desse total, 75% estão concentrados em 15 cadeias produtivas instaladas na região: adubos e fertilizantes, algodão, avicultura, bebidas, bovinos, calcário, cana de açúcar, cobre, ferro e aço, madeira, milho, petróleo e derivados, químicos industriais, soja, veículos e autopeças.

Na agropecuária, as cadeias de cana-de-açúcar, bovinos, soja, milho e algodão representam 95% da produção no Centro-Oeste.

Além da relevância econômica, industrial e comercial, a região é favorável em logística e transporte pela localização estratégica no centro do Brasil, interligando diversas regiões e representando caminho para escoamento de riquezas produzidas por diferentes segmentos da indústria e comércio. Os estados que integram a área central do País – Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul -, junto com o Distrito Federal, concentram mais de 11 mil empresas de transporte de carga brasileira, segundo dados do Registro Nacional do Transporte de Cargas da Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT).

Também faz parte das metas da Reed Exhibitions Alcantara Machado investir no Centro-Oeste, especialmente em Goiânia, para tornar a capital do Estado de Goiás em polo irradiador da parte central do País. “Para consolidá-la como um grande centro regional de feiras de negócios. Nosso objetivo é trazer, juntamente com parceiros locais, novos eventos”, enfatiza o presidente da empresa, Juan Pablo De Vera.