Revista Carga Pesada sempre teve uma posição clara em defesa da Lei do Descanso (12.619). Em entrevistas pelas estradas do País, pudemos testemunhar o quanto ela, embora não tenha sido implementada em sua plenitude, já mudou para melhor a vida de muitos caminhoneiros empregados (ver abaixo alguns depoimentos publicados por nós).
Se é preciso fazer ajustes, que esses ajustes sejam feitos. No entanto, entendemos que a minuta em análise na comissão especial da Câmara desfigura por completo a Lei 12.619 e representa um retrocesso para toda a categoria. Ela leva em consideração principalmente os interesses dos embarcadores, pois a maioria dos deputados que integram o grupo pertence à bancada do agronegócio.
A Carga Pesada apoiou as greves históricas realizadas pela categoria (ver capas abaixo). Mas não pode deixar de manter uma postura crítica diante de um movimento que entende ser contra os interesses dos próprios caminhoneiros.
Apesar disso, vamos acompanhar e divulgar a movimentação a partir desta segunda-feira, dando espaço aos manifestantes e ao Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC).