“Para que o caminhoneiro tenha lucro, o frete não deve ser menos de R$2,50 por quilometro rodado, do contrário só trabalhamos para pagar os custos e olhe lá”, opinou o leitor Welligton Torres ao comentar a matéria Transportadores adotam “balizador de fretes” para safra 2015.

Criou-se um verdadeiro fórum de debates no site da Revista Carga Pesada (www.cargapesada.com.br) sobre o tema. O “Balizador de Custos de Fretes” foi criado e divulgado por entidades de transporte do Mato Grosso, onde constam as principais rotas rodoviárias de escoamento da safra agrícola e os valores de tarifas mínimas de fretes por tonelada a serem praticadas durante todo o ano de 2015. Segundo as entidades signatárias ATC (Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso), Sindmat, Sindicam e Fettremat, a medida visa evitar que em 2015 haja uma quebradeira generalizada no setor de transportes.

Os valores sugeridos pelos leitores, no entanto, foram os mais variados: “Frete pra ser justo tem que ser 8 reais o km rodado pra qualquer lugar”, defendeu o leitor Flávio Pontal via Facebook. Já o leitor Luis Carlos sugere outra forma de cálculo: “O que precisa é de uma tabela séria que possa ser respeitada, uma tabela por Km/tonelada. Deveria ser R$ 0,15/Km/ton + pedágio, seria justo”.

Houve também algumas críticas à “falta de critério para definição dos valores” da tabela do balizador. Mas outros gostaram. Foi o caso de Zaldo Calisto de Lima, da União Transportes, que escreveu: “Já é um grande começo, temos que procurar melhorar o cenário em que nos encontramos. As pessoas que estão fazendo crítica, que apresente ideias e soluções para mudarmos o cenário. Precisamos ter atitudes e não esperar que alguém vá resolver o nosso problema. Para o governo, o mercado que se ajuste, e o tomador de frete vai querer pagar sempre mais barato mesmo”.

Veja a íntegra dos comentários de leitores CLICANDO AQUI.

Leia também Safra 2015 vai passar dos 200 milhões de toneladas