Implementadora é a primeira a obter certificação X-Carb emitida pela ArcelorMittal

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Librelato participa da Fenatran 2024, maior evento de transporte e logística da América do Sul, que acontece de 04 a 08 de novembro deste ano, no São Paulo Expo. Nesta edição, a empresa irá demonstrar diversas tecnologias que equipam seu extenso portfólio de implementos, com foco nas inovações baseadas em Inteligência Artificial da plataforma Sigaway, além de implementos construídos com Aço Verde certificado, que garantem menores emissões de CO2 na cadeia de produção.

A empresa anuncia também uma nova concessionária de fábrica na região metropolitana de São Paulo, a Librelato Center SP, que começará a operar no primeiro trimestre de 2025.

“Nosso propósito na Fenatran é de demonstrar ao público e aos nossos clientes o quanto a tecnologia já faz parte do dia-a-dia dos implementos. Há muito tempo os implementos deixaram de ter importância secundária. É preciso ter em mente que é no implemento que está a carga e isso faz toda a diferença na tecnologia empregada nesses equipamentos e no dia a dia do transporte. Neste evento estamos chamando a atenção sobre o alto valor agregado que a Librelato entrega aos transportadores, por meio de equipamentos que foram exaustivamente testados e reúnem qualidades técnicas para trazer a robustez, durabilidade, segurança e produtividade que o transportador precisa, adicionando ainda a sustentabilidade, e a inteligência com o pacote de tecnologia de conectividade da Sigaway cada vez mais aos implementos”, explica Roberto Lopes Júnior, Diretor Executivo da Librelato.

O executivo destaca que a partir da Fenatran, a tecnologia baseada em Inteligência Artificial estará cada vez mais presente nos implementos e permitirá não só o rastreamento da carga, mas também o total conhecimento sobre as estatísticas da operação de transporte em tempo real.  Além disso, a empresa está anunciando a nova concessionária de fábrica em São Paulo a partir de 2025. “Trata-se de uma ação estratégica e que trará maior proximidade a esse mercado altamente exigente, formando uma verdadeira solução de atendimento ao cliente, salienta.

Recentemente, a Librelato anunciou investimentos de R$ 405 milhões entre 2024 e 2028 em máquinas, equipamentos, infraestrutura, tecnologia e novos produtos. Desses investimentos, 32% serão alocados para máquinas e equipamentos, 30% para transformação digital e automação, 20% para infraestrutura e 8% para Pesquisa e Desenvolvimento.

Fortalecimento do mix de produtos

Atualmente a Librelato possui market share de 12% no mercado brasileiro e os planos são de alcançar 20% até 2028. Para chegar a esse novo patamar, a empresa aposta no fortalecimento do seu mix de produtos. Com isso, manterá sua força e credibilidade conquistadas ao longo dos últimos anos na comercialização de semirreboques basculantes e graneleiros, segmento em onde possui 18% de participação no Brasil. A estratégia, a partir de 2025 será de fortalecer ao máximo as vendas do portfólio de produtos da Librelato.

“Nesta Fenatran reforçamos para o nosso cliente a mensagem de que ele pode contar com o mix de produtos e serviços da Librelato. Oferecemos os melhores implementos e como suporte, o cliente pode contar com a forte capilaridade da Rede Librelato no País”, diz Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing.

A estratégia de desenvolvimento de produtos da Librelato seguirá o mesmo princípio de durabilidade e disponibilidade que garantiu o sucesso da marca ao longo de 55 anos. “Os materiais empregados na fabricação de nossos implementos continuarão priorizando resistência e leveza, permitindo o transporte de mais carga com menos peso e, assim, entregando mais produtividade para nossos clientes. Adicionamos a isso, os atributos de sustentabilidade e inteligência aos nossos equipamentos.

Nesta Fenatran, a sustentabilidade se torna também uma marca registrada da Librelato, pioneira em seu segmento a obter o certificado X-Carb Aço Verde, emitido pela ArcelorMittal do Brasil. O certificado emitido para a Librelato permite reportar uma redução equivalente nas emissões de Escopo 3, conforme os padrões do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol).  “A partir de agora, será possível repassar aos nossos clientes finais as reduções de CO2 obtidas com esses certificados, agregando valor ao produto final e contribuindo para cadeias de suprimento mais sustentáveis”, afirmou Silvio.

A combinação dessa qualidade permanente nos implementos com uma rede de atendimento cada vez ampla e próxima dos clientes em todos os mercados onde atuamos hoje, determinarão os próximos passos da Librelato”, afirmou Silvio.

Mais segurança e conectividade nas estradas com o EBS

O executivo confirma que a Librelato está preparada para a nova regulamentação da obrigatoriedade do EBS (Electric Brake System (Sistema de Freios Elétricos) a partir de 2025. Com a nova tecnologia, será possível ter participação ativa no controle do implemento, com mais segurança, inteligência e comunicação de dados.  “Com o EBS poderemos oferecer mais benefícios aos nossos clientes conectando cada vez mais a telemetria Sigaway ao implemento”, prevê.

A meta é que 80% dos implementos da Librelato saiam de fábrica equipados com a tecnologia de conectividade até 2028, com o objetivo de aumentar progressivamente essa participação. “Nossa meta é evoluir sempre, antecipando tendências ao mercado brasileiro e atendendo prontamente as necessidades dos clientes da Librelato. Observamos que a demanda por conectividade cresce continuamente, à medida que os clientes buscam uma gestão de frotas mais eficiente, fundamentada em dados precisos e em tempo real para obter mais segurança na operação e maior rentabilidade nos negócios” afirma.

Expansão da Libreparts e Lançamento de E-commerce

Na ponta de atendimento ao cliente está a Libreparts, rede de vendas de peças para carretas da Librelato, que vem crescendo fortemente no Brasil.

Desde a sua inauguração, em 2018, 30 lojas foram inauguradas em todo o País e cinco box de atendimentos, totalizando 35 pontos de venda. Até o final de 2024, a rede Libreparts terá mais três inaugurações previstas para o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Sapucaia do Sul, RS. “Estamos trabalhando para que a Libreparts seja referência em venda de peças para carretas. Até 2028 serão 50 pontos com 240 milhões de reais em receitas”, prevê Silvio Campos, Diretor Comercial e Marketing da Librelato.

Para ampliar ainda mais o acesso dos clientes a rede de vendas de peças da marca, a Librelato lança na Fenatran o seu canal de e-commerce. Silvio Campos explica que a ideia é integrar a Libreparts ao canal digital, o que trará maior agilidade nas entregas de peças. Com isso, a Libreparts vai chegar aos pontos mais longínquos no Brasil, justamente aonde a rede ainda não chegou fisicamente e impulsionar a evolução das vendas digitais de peças para carretas.

O novo canal digital www.librelaparts.com.br  vai iniciar as vendas de peças a partir da Fenatran 2024 somente com produtos originais e terá disponíveis inicialmente 20% do seu portfólio de peças, especialmente de maior giro como lanternas, rolamentos, paralamas, lonas de freios, entre outras. A empresa oferecerá aos clientes três opções de entrega, sendo o modo normal, econômico ou expressa, com entrega direta aos compradores.

“Nosso foco principal é oferecer mais um canal de acesso às vendas de peças originais Librelato pelo meio digital e a partir da evolução dos negócios, disponibilizar 70% do portfólio com 1.500 part numbers até 2028”, prevê.  Para chegar a esses números estão no radar investimentos de 10 milhões de reais para serem aplicados em estrutura, aumento de estoque, equipamentos e novos sistemas para serem instalados no centro de armazenamento.

Desde 2022, a Librelato vem desenvolvendo um sistema interno para otimizar a logística e agilizar o tempo de entrega das peças. O objetivo é garantir um serviço mais eficiente, com tempo de despacho de no máximo 1 dia e meio para todo o País.

A empresa investiu oito milhões de reais em estoques e infraestrutura em 2022, em seu centro de armazenamento localizado em Içara, SC, próximo à matriz da Librelato, que já serve como base logística para a Libreparts e servirá também ao novo canal de e-commerce. Além disso, fechou novas alianças com parceiros de negócios que irão entregar maior valor agregado ao portfólio da Libreparts no Brasil.