Com o objetivo de proporcionar ainda mais economia para o transportador, os modelos 1016, do segmento de leves, e 1316 6×2, da categoria de médios, passam a ter uma nova relação de eixo traseiro nas versões com câmbio automatizado.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Essa novidade atende à demanda crescente de clientes que utilizam cada vez mais os caminhões leves e médios Accelo em aplicações mistas e rodoviárias de curtas distâncias, além do uso nas cidades. “Empresas que trabalham com cargas fracionadas, encomendas urgentes, distribuição urbana, entrega de produtos do comércio eletrônico e transporte de bebidas, por exemplo, estão utilizando essa solução nas operações de retirada de cargas e produtos em centros de distribuição e indústrias para levá-las até os diversos pontos de vendas e aos domicílios dos consumidores”, diz Ari.
Accelo oferece robustez em todas as operações de transporte
A robustez do Accelo é um grande diferencial dessa linha de caminhões Mercedes-Benz. Para assegurar essa vantagem aos clientes, os modelos leves Accelo 815 (8.300 kg de PBT – peso bruto total) e Accelo 1016 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1316 (13.000 kg de PBT) são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações da distribuição urbana e circulação no interior dos bairros, além das curtas distâncias rodoviárias.
O motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4,8 litros é o mesmo utilizado nos semipesados Atego de 17 toneladas de PBT, que é referência pela força, economia, robustez e durabilidade. O Accelo 1016 e o 1316 têm o maior torque da categoria, com 610 Nm.
O conforto da cabina do Accelo é similar ao de um automóvel, assegurando bem-estar a bordo e produtividade. Entre seus diferenciais de mercado inclui-se a nova cabina estendida, que oferece melhor ergonomia e mais espaço para os ocupantes e para a acomodação de objetos. A Mercedes-Benz é a única marca a oferecer cabina estendida para a distribuição urbana, posicionando o Accelo entre os mais confortáveis do segmento. A cabine curta continua a ser oferecida em algumas versões.
A cabina estendida se caracteriza por um prolongamento de 180 mm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posição, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm, ampliando o espaço para as pernas. A regulagem do encosto foi aumentada para 25 graus, um ganho de +13 graus. Isso resulta em maior espaço e melhor ergonomia, principalmente para pessoas de maior estatura, adequando o habitáculo aos mais diversos biótipos de motoristas.
Outro item importante admirado pelos motoristas, o banco pneumático é oferecido como opcional na versão com cabina estendida. Este banco tem várias regulagens e sua suspensão absorve com excelência as irregularidades da via, oferecendo um alto padrão de conforto e ergonomia.
Com o Accelo, manobrar o caminhão é extremamente fácil, graças ao seu reduzido círculo de viragem, o menor de sua categoria, até 1,2 metro menor que os principais concorrentes. Com ele, circular em ruas estreitas e no interior dos bairros e manobrar em espaços apertados, o que é comum em centros de distribuição e supermercados, é um trabalho prático e rápido.
Câmbio automatizado reduz o consumo e oferece mais conforto ao motorista
O câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo. Para o 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Para o 1016 e o 1316 a versão é o Eaton 6206A. Estes câmbios de 6 marchas se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para se deslocarem no intenso tráfego urbano, assim como em rodovias.
A grande vantagem é a otimização do consumo de combustível, pois o câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.
No caso do Accelo, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada no câmbio. Dessa forma, o câmbio automatizado mostra-se a melhor solução para os caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução muito mais segura.
Além disso, essa tecnologia prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo em muito o custo de manutenção e operação do veículo.
Esse câmbio conta com dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A tecnologia também tem sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo, realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo. Além disso, vem equipado com auxílio de partida em rampa, o que facilita a operação do veículo e aumenta a segurança.
Melhor caminhão para distribuição e coleta urbana
Desde 2017, foram introduzidas mais de 15 novidades nos caminhões Accelo, com destaque para a cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque adicional de 150 litros (total de 300 litros, a maior capacidade da categoria) e o câmbio automatizado. Com isso, o Accelo se consolida como o melhor caminhão para entregas urbanas dos segmentos de leves e médios e também nas aplicações mistas que envolvem curtas distâncias rodoviárias.
“O Accelo foi a primeira linha de caminhões leves e médios a entregar o câmbio automatizado no mercado brasileiro”, ressalta Ari. “Além disso, somos a única marca a oferecer essa tecnologia para toda a linha de caminhões, reforçando o nosso pioneirismo e inovação no País”.
O Accelo ganha mais destaque em segurança com tecnologias como freio ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem nos eixos) e ASR (controle de tração das rodas).
O tanque adicional de combustível de 150 litros eleva para 300 litros a capacidade total do caminhão, resultando na maior autonomia do segmento. Essa solução exclusiva do Accelo para sua categoria é ideal para aplicações interurbanas e rodoviárias, proporcionando melhor planejamento de paradas para abastecimento.
A linha Accelo tem as maiores plataformas de carga da categoria, com até 0,2 metro a mais que seus principais concorrentes nos modelos 815 e 1016, equivalendo a cerca de 1 m3 a mais de volume de carga. No modelo 1316 a diferença é até 1,85 metro maior que seus principais concorrentes, o que equivale a 7 m3 a mais de volume de carga.
Devido a suas dimensões compactas, a linha Accelo é ideal para o trânsito intenso das grandes cidades. Algumas versões atendem às legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).