A jornalista Paula Vasarini Lopes, a Paula Toco, vai lançar dia 13 de agosto em São Paulo o seu livro: “E se eles sumirem?” Repórter do programa Pé na Esetrada, ela acompanhou por uma semana o caminhoneiro baiano Fernando Pitanga em uma viagem pelo Nordeste do País. A bordo de um bitrem, eles rodaram pela Bahia, Pernambuco e Ceará, carregando uma carga perigosa.
A viagem foi parte do trabalho de conclusão do curso de jornalismo de Paula Toco, e agora se transforma em livro. Ao longo da narrativa, a repórter vai descrevendo as situações vividas, como a falta de locais apropriados para estacionar, a falta de policiamento, estradas ruins, acidentes, e também vai contando as histórias que ouviu de Fernando e outros motoristas.
Entre um buraco na via e uma caixinha para o guarda, a jornalista descreve, de maneira descontraída, as longas esperas para carregar e descarregar, o descaso de muitos prestadores de serviços, as belezas do caminho, as noites dormidas na cabine, a dificuldade de encontrar alimentação e banheiros em alguns pátios de empresas, as comidas típicas de cidadezinhas no interior do Nordeste e tantas outras situações pelas quais caminhoneiros passam todos os dias.
O lançamento do livro, que tem patrocínio da Mobil, será no dia 13 de agosto, às 18h30, na livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, em São Paulo. Ele também pode ser comprado no site www.eseelessumirem.com .
Paula Toco foi entrevistada pela Carga Pesada, na edição de número 160, na página de Mulheres. Clique aqui para saber mais sobre a jornalista.[