Acontece esta semana em Ribeirão Preto (SP) a 20ª edição da Agrishow, o maior evento do agronegócio da América Latina, que deve receber até sexta-feira (3) 152 mil visitantes de 20 países, que poderão conferir as novidades dos 790 expositores distribuídos em uma área de 440 mil m².
A logística da safra recorde de grãos foi tema de destaque nos discursos de lideranças durante a abertura do evento. “O imposto que o agricultor paga hoje é inconcebível. Não dá nem para comentar. Essa taxa representa um peso enorme na conta do agricultor. Isso encarece o Brasil, é uma chaga que precisamos cuidar. Não é possível conviver com esta coisa maluca”, desabafou durante coletiva de imprensa o presidente da Agrishow, Maurílio Biagi Filho. Para ele, os produtores precisam de soluções para as questões de infraestrutura, como, por exemplo, o horário de funcionamento dos portos. “Os portos precisam funcionar 24 horas por dia. O governo precisa parar de fazer discurso e trabalhar um pouco mais”, cobrou.
O presidente da Agrishow disse também que uma alternativa que poderá ajudar a minimizar os problemas pode vir do setor privado. “Tenho certeza que a iniciativa privada vai solucionar parte dos problemas através de cooperativas”, afirmou.
NOVIDADES – A Scania aproveita o evento para apresentar seu novo modelo P 310 6×4 com redutor nos cubos e todas as vantagens da nova linha Off Road 2013, com veículos indicados para soluções fora de estrada e rodoviárias. A marca expõe em seu estande os caminhões G 480 6×4, G 440 6×4, P 250 6×4 e P 250 8×2; um chassi de ônibus F 250 4×2 NZ, integrante da nova linha de motores dianteiros, um motor industrial DC 13 74A e o R 620 6×2, o caminhão mais potente do Brasil, que está integrado ao implemento transformado em trailer para recepcionar os clientes.
“Os visitantes encontram no estande da Scania soluções para todo o setor sucroenergético, com caminhões customizados aos trabalhos mais específicos e que possuem o melhor torque da categoria, resultando em excelente rendimento energético, reduzido consumo de combustível e, em consequência, baixo custo operacional”, afirma Fábio Amaral, responsável por vendas Off Road da Scania no Brasil. “Além disso, apresentaremos um ônibus para o transporte de funcionários, motor para aplicação agrícola e industrial, um pacote completo de serviços e todo o apoio financeiro do Scania Banco e do Consórcio Scania.”
Veja a seguir outras novidades para o setor de transportes que estão sendo apresentadas na 20.a Agrishow:
Disponíveis nas versões VW Constellation 26.280 6×4, 31.280 6×4 e 31.330 6×4, os produtos foram desenvolvidos para facilitar as diversas operações sucro-alcooleiras, que vão desde o transbordo de cana picada na colheita ou de mudas no plantio, até o combate a incêdios como bombeiro. Os veículos contam com ítens específicos para a aplicação, como escapamento vertical, grade de proteção dianteira, engate traseiro, proteção contra palha no motor e câmbio, além de climatizador agrícola. Todos os modelos já saem da fábrica da MAN Latin America, localizada em Resende (RJ), prontos para receber o implemento.
Os produtos contam com motorização MAN D08 na versão de 280 cavalos e 6 cilindros, que atende às normas de emissão de gases do PROCONVE P-7 graças à tecnologia EGR, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32. Na versão de 330 cavalos, o motor é o Cummins ISL de 6 cilindros e tecnologia SCR de redução de emissões de gases. Na feira, o veículo exposto é o VW Constellation 26.280 6×4.
A MAN registrou um aumento de 50% nas suas vendas de veículos para operação sucroalcooleira na safra 2013-14, em comparação com o ano anterior. De pouco mais de 500 caminhões comercializados para a safra 2012-13, a montadora saltou para quase 800 unidades. A expectativa é de uma safra 11% maior este ano, chegando a 654 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
“O mercado de veículos comerciais é movido por três pilares: a indústria, a construção civil e o agronegócio, esse último fortemente representado na Agrishow. Como se sabe, o Brasil espera uma safra de grãos recorde neste ano, com crescimento de até 10%. Para a Iveco, isso representa uma grande oportunidade de avançar ainda mais neste segmento, levando aos nossos clientes veículos competitivos, duráveis e com baixos custos operacionais. Hoje, já atuamos fortemente no programa Mais Alimentos, do governo federal, com condições especiais para a compra dos veículos Daily 45S17, 55C17 e Daily Truck 7 toneladas. Estamos também investindo fortemente em novos modelos da nossa linha de caminhões off-road Trakker, visando crescer nossa participação no segmento sucro-alcooleiro”, afirmou Christian Gonzalez, diretor de Marketing da Iveco.
Entre os produtos em destaque na Agrishow está o Mobilfluid 424, indicado para transmissões, diferenciais, comandos finais, sistemas hidráulicos e direções hidrostáticas de tratores industriais e agrícolas. Sua aplicação contribui para a tomada de força do veículo e reduz a trepidação dos freios úmidos, melhorando o desempenho dos tratores sob as mais severas condições de uso.
Os visitantes do evento poderão conhecer também o “Troca Inteligente”, que leva praticidade e sustentabilidade ao negócio. O sistema, pioneiro no Brasil, permite a compra de lubrificantes diretamente de mini-tanques nos pontos de venda, na quantidade necessária e com a garantia da qualidade Mobil. Assim, o cliente utiliza a quantidade correta do lubrificante no veículo e evita sobras do produto, além de evitar o descarte de embalagens, levando economia e benefícios ecológicos aos consumidores.