Empresa consome, em média, 4 mil pneus por ano

Há um ano, a Lontano Transportes iniciou o projeto de implementação, em parceria com a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, do monitoramento digital dos pneus em sua frota de caminhões. Hoje, 1.000 pneus inteligentes iTire (equipados com sensores internos), estão em operação na empresa.

A Lontano atua no mercado de cargas desde 2010 e é especializada no transporte rodoviário de cargas líquidas e secas em todo território nacional, em particular de grãos e fertilizantes. Com idade média de três anos e rastreamento integrado, sua frota é integrada atualmente por mais de 400 conjuntos de caminhões entre bitrens, rodotrens (graneleiros e basculantes) e bitanques. A empresa possui três bases para atendimento aos clientes: Campo Grande (MS), Rondonópolis (MT) e Sinop (MT).

Instalados na parte interna do pneu, os sensores desenvolvidos pela Continental facilitam a medição da pressão e tornam as ações corretivas mais ágeis e precisas. Com a pressão correta, ele têm sua vida útil prolongada e o consumo de combustível é reduzido, assim como as emissões de CO₂ na atmosfera.

“Utilizamos os pneus da Continental há mais de dez anos. Nossas operações empregam, em sua maioria, veículos pesados com nove eixos. Isso leva o pneu ao limite, exigindo que ele seja capaz de entregar dirigibilidade, segurança e confiabilidade para não comprometer a eficiência da operação”, explica Luiz Gustavo Dall’Agnol, diretor da Lontano Transportes. A empresa consome, em média, 4 mil pneus por ano.

Compõe também a solução digital da Continental Pneus em uso na Lontano o Conti Yard Reader, antena responsável pela leitura automática da pressão e da temperatura dos pneus inteligentes assim que o veículo retorna aos três pátios da transportadora. Esses dados são, então, enviados a um portal on-line – o Conti Connect – no qual é possível, a partir de qualquer computador ou celular, acompanhar e administrar as informações coletadas. O Conti Connect permite, também, a geração de relatórios que apresentam o cenário real de pressão e temperatura de todos os pneus da frota.

Rafael Figueiredo, especialista de produto da Continental, lembra que um dos principais objetivos desta solução digital é colaborar para um menor custo operacional total. “A visão precisa das condições em que os pneus de uma frota estão rodando se reflete diretamente em uma redução desse custo, seja por meio de uma maior economia de combustível pela rodagem sempre com a pressão correta, seja pelo aumento da vida útil dos pneus ou mesmo pela redução no tempo em que os veículos ficam parados para a manutenção”, pondera.

“Hoje, nossos pneus rodam cerca de 400 mil km em vida carcaça. Nosso objetivo com a solução digital da Continental é aumentar em 5% a lucratividade do veículo. Tentamos utilizar sem sucesso no passado outras ferramentas, mas essa se mostrou mais objetiva, eficiente e de fácil utilização. Notamos que desde a sua adoção os motoristas passaram a ficar mais atentos ao desempenho do caminhão, o que nos auxiliou em uma redução de custos não apenas de combustível, mas de peças. O tempo de realização do monitoramento também caiu drasticamente, aumentando a disponibilidade do caminhão. Menos tempo na borracharia e mais tempo na estrada significam maior rentabilidade”, conclui o diretor da Lontano Transportes, que planeja calçar toda a frota da empresa com pneus inteligentes até o final de 2021.