Reforçando sua histórica estratégia de oferecer a melhor relação custo benefício, a MAN Latin América  apresentou hoje na fábrica de Resende (RJ) a nova linha de cavalos mecânicos Volkswagen Constellation de 420 cavalos nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 com preços variando de R$ 320 mil a R$ 347 mil. Os modelos serão os destaques da montadora na próxima Fenatran que acontecerá no final de outubro em São Paulo.

Os novos cavalos mecânicos VW Constellation 19.420, 25.420 e 26.420 Tractor são equipados com motor Cummins ISL 9 litros de 420 cavalos de potência e transmissão automatizada de série modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, semelhante às utilizadas nos caminhões MAN TGX. A opção de cabine leito teto baixo completa as novidades da linha Constellation, sobretudo para atender a segmentos como o transporte de veículos. Confirmando o acerto da estratégia e antes mesmo do lançamento, a Transportadora Gabardo já confirmou a compra de 100 modelos sendo 70 da versão 4×2 e 30 da versão 6×2.

O anúncio ocorre quando a expectativa era para a complementação da linha MAN que tem no TGX o modelo top da marca que passa por processo de nacionalização de componentes e portanto ainda padece da falta de financiamento total pelo Finame. O índice total de nacionalização desta linha, sobretudo nos itens de cabine e motor, só deve ocorrer em 2015. Atualmente eles permitem a utilização do Finame em 70%  para os modelos 6×2 e 50% para os 6×4. O Banco Volkswagen tem entrado com o restante para viabilizar as vendas e garantir as condições de 10% de entrada e financiamento com taxas de 3,3%, as mesmas da linha do BNDES.

Diante disso, a estratégia foi complementar a linha Constellation, esta sim com 100% de Finame, nesta faixa de potência de 420 cv,  para aumentar a participação da montadora nos extrapesados, o segmento que mais cresceu este ano e que responde por nada menos que 47% do volume financeiro movimentado pelo mercado total de caminhões.

Até este lançamento o portfólio de produtos da MAN neste segmento era composto pelos modelos Constellation 19.330, 19.390, 25.390 e 36.390. A partir daí já entravam os MAN TGX 28.440 6×2 e  os 29.440 6×4 e 33.440 6×4.

A montadora está agregando em todos os cavalos mecânicos da marca os sistemas de freios ABS, EBD e o ATC. O sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, colaborando para a manutenção da dirigibilidade e estabilidade do veículo em curvas, além de minimizar a distância de frenagem.

O EBD (Electronic Brake Distribution) controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma a garantir um melhor equilíbrio e estabilidade do veículo e maximizar a eficiência do sistema de freios ABS. Já o sistema ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor, de forma a evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio. O sistema também auxilia a partida do veículo em rampas e preserva os componentes do trem de força, reduzindo assim os custos de manutenção.

Na linha MAN TGX, as mudanças são em design: no painel da grade frontal foram introduzidas as letras MAN em novo formato e maior tamanho. O leão do símbolo foi reposicionado para a parte superior, cromada.

A MAN Latin América também anunciou o investimento de R$ 11 milhões na ampliação da capacidade de sua segunda linha de montagem em Resende (RJ). A área comporta agora a produção do dobro de veículos, passando de oito para 16 unidades por turno. Esse volume adicional será destinado ao aumento de capacidade dos modelos MAN TGX, micro-ônibus e novos projetos, já contribuindo para maior flexibilidade na linha principal.

A montadora comemora ainda a marca de 50 mil motores MAN D08 produzidos no Brasil em apenas 20 meses, desde que foi apresentado ao mercado. A MAN Latin America é a única montadora no Brasil a oferecer a solução de recirculação de gases de exaustão, ou EGR (Exhaust Gas Recirculation), em veículos comerciais acima de 5 toneladas para atender aos requisitos da norma Euro 5. Oferecido nas versões de quatro e seis cilindros, o motor não requer o abastecimento com Arla 32, facilitando a logística de manutenção do veículo.

CONHEÇA OS NOVOS MODELOS:

Constellation 19.420 V-Tronic

Primeiro integrante da nova família de cavalos mecânicos Constellation, o modelo 19.420 está equipado com a transmissão automatizada ZF 16 AS 2230 TD. Seu motor Cummins ISL 9 litros, tem 420 cavalos de potência, tecnologia SCR e turbina de geometria variável e torque máximo de 1.850 Nm. É destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias e utiliza semirreboques com até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC de até 46 toneladas.

 Constellation 25.420 V-Tronic

 Também equipado com a transmissão automatizada V-Tronic de série, que combina o baixo custo de manutenção de uma caixa de câmbio manual, com a facilidade da mudança automática de marchas. Seu motor é o Cummins ISL 9 litros de 420 cavalos de potência e torque máximo de 1.850 Nm e tecnologia SCR. O novo modelo é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de até três eixos espaçados (“Vanderléia”), com PBTC até 53 toneladas.

 Constellation 26.420 V-Tronic

O modelo mais potente da família de caminhões Volkswagen é integrante da linha de cavalos mecânicos  V-Tronic, com motor Cummins ISL e transmissão automatizada ZF 16 AS 2230 TD. É destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias com semi-reboque ou tipo bitrem, com PBTC de até 57 toneladas.

 Confira vídeo do lançamento:

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