“Os caminhões são espetaculares. Proporcionam bom desempenho, conforto ao motorista e sei que no momento da renovação da frota contam com bom valor de revenda”, afirma José Adair Prestes, presidente do Grupo GA, que acaba de adquirir 18 caminhões novos. Doze unidades dos pesados VW Constellation 19.330 Titan e 19.360, além de outras seis do extrapesado MAN TGX 29.440, reforçam a frota da Solução Transportes, empresa do Grupo.

A receita de Prestes para driblar a crise em tempos de baixa atividade econômica conta com dois ingredientes fundamentais: comprometimento e custo bem ajustado. “Estamos crescendo no mercado graças à conquista de novos negócios. Em momento de margens apertadas é preciso se adequar à realidade dos clientes e isso só é possível por meio de parcerias bem escolhidas, como com a MAN Latin America e a concessionária Dibracam. Os produtos são excelentes e temos a segurança de um pós-vendas eficaz.”

Os modelos transportam produtos alimentícios, de higiene pessoal e petroquímicos, trafegando na rota de São Paulo ao Sul do Brasil. São cerca de 10 mil quilômetros mensais, percorridos no sentido litoral, Norte do Paraná e Serras Gaúchas. Alguns seguem rumo ao Nordeste do País, puxando carga para Salvador (BA) e Maceió (AL).

Toda a frota da GA Transportes conta ainda com contrato de manutenção e passa por todas as revisões periódicas nas concessionárias da rede MAN Latin America. “Temos uma estrutura enxuta, informatizada e acompanhamos de perto cada processo.”

Erandir Braga Teodósio e o pai de Prestes, Altair Prestes, por exemplo, realizam um importante trabalho junto aos motoristas, abordando treinamento, disciplina e cuidado com os veículos.

 

Reforços de peso

 

Com PBT de 16 toneladas, o Constellation 19.330 Titan traz trem de força com motor Cummins ISL de 330 cv e 1.450 Nm, o maior torque de sua categoria. Equipado com transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD, essa combinação proporciona ainda a maior capacidade de manutenção da velocidade cruzeiro entre seus concorrentes diretos, assim como velocidade média superior com menor consumo de combustível. O reflexo dessa configuração se vê na produtividade. O modelo conta com a transmissão V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, de 16 marchas, como opcional. Para elevar sua autonomia e disponibilidade na estrada, o veículo conta ainda com dois tanques de combustível de 275 litros cada, totalizando 550 litros.

O Constellation 19.360 é outro craque dos transportes. Indicado para composições de semirreboques com até três eixos convencionais e 1 + 2 (“Argentina”), com PBTC de até 45 toneladas. É equipado com motor Cummins ISL de 360 cavalos e 1600Nm e tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). A transmissão pode ser manual ZF 16S 1585 TD ou automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, neste último com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do caminhão em rampa. Apresenta ainda freio de cabeçote, reduzindo a necessidade de utilização do freio de serviço e que se traduz em maior segurança na operação.

O cavalo-mecânico MAN TGX 29.440 tem tração 6×4 e é equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos, sendo assim indicado para o transporte rodoviário de médias e longas distâncias para cargas gerais em composições de 57 a 74 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). A suspensão da cabine traz quatro bolsões pneumáticos para minimizar a transferência da vibração do piso para o interior da cabine, potencializando o conforto a bordo. A transmissão automatizada de 16 marchas proporciona facilidade na operação, além de minimizar o risco de erros. A motorização MAN de 12 litros tem potência máxima de 440 cv e torque máximo de 2.200 Nm a partir de 950 rpm e, numa ampla faixa de rotações, possibilita uma melhor resposta do motor, contribuindo nas ultrapassagens, maiores velocidades médias e menor consumo de combustível.

A família MAN TGX é composta ainda pelos modelos TGX 28.440 6×2, além do TGX 29.480 6×4, caminhão mais potente da MAN Latin America. Toda a linha é equipada com motor MAN D26 e transmissão automatizada MAN TipMatic de 16 marchas.