A receita de Prestes para driblar a crise em tempos de baixa atividade econômica conta com dois ingredientes fundamentais: comprometimento e custo bem ajustado. “Estamos crescendo no mercado graças à conquista de novos negócios. Em momento de margens apertadas é preciso se adequar à realidade dos clientes e isso só é possível por meio de parcerias bem escolhidas, como com a MAN Latin America e a concessionária Dibracam. Os produtos são excelentes e temos a segurança de um pós-vendas eficaz.”
Os modelos transportam produtos alimentícios, de higiene pessoal e petroquímicos, trafegando na rota de São Paulo ao Sul do Brasil. São cerca de 10 mil quilômetros mensais, percorridos no sentido litoral, Norte do Paraná e Serras Gaúchas. Alguns seguem rumo ao Nordeste do País, puxando carga para Salvador (BA) e Maceió (AL).
Toda a frota da GA Transportes conta ainda com contrato de manutenção e passa por todas as revisões periódicas nas concessionárias da rede MAN Latin America. “Temos uma estrutura enxuta, informatizada e acompanhamos de perto cada processo.”
Erandir Braga Teodósio e o pai de Prestes, Altair Prestes, por exemplo, realizam um importante trabalho junto aos motoristas, abordando treinamento, disciplina e cuidado com os veículos.
Reforços de peso
Com PBT de 16 toneladas, o Constellation 19.330 Titan traz trem de força com motor Cummins ISL de 330 cv e 1.450 Nm, o maior torque de sua categoria. Equipado com transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD, essa combinação proporciona ainda a maior capacidade de manutenção da velocidade cruzeiro entre seus concorrentes diretos, assim como velocidade média superior com menor consumo de combustível. O reflexo dessa configuração se vê na produtividade. O modelo conta com a transmissão V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, de 16 marchas, como opcional. Para elevar sua autonomia e disponibilidade na estrada, o veículo conta ainda com dois tanques de combustível de 275 litros cada, totalizando 550 litros.
O Constellation 19.360 é outro craque dos transportes. Indicado para composições de semirreboques com até três eixos convencionais e 1 + 2 (“Argentina”), com PBTC de até 45 toneladas. É equipado com motor Cummins ISL de 360 cavalos e 1600Nm e tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). A transmissão pode ser manual ZF 16S 1585 TD ou automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, neste último com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do caminhão em rampa. Apresenta ainda freio de cabeçote, reduzindo a necessidade de utilização do freio de serviço e que se traduz em maior segurança na operação.
O cavalo-mecânico MAN TGX 29.440 tem tração 6×4 e é equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos, sendo assim indicado para o transporte rodoviário de médias e longas distâncias para cargas gerais em composições de 57 a 74 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). A suspensão da cabine traz quatro bolsões pneumáticos para minimizar a transferência da vibração do piso para o interior da cabine, potencializando o conforto a bordo. A transmissão automatizada de 16 marchas proporciona facilidade na operação, além de minimizar o risco de erros. A motorização MAN de 12 litros tem potência máxima de 440 cv e torque máximo de 2.200 Nm a partir de 950 rpm e, numa ampla faixa de rotações, possibilita uma melhor resposta do motor, contribuindo nas ultrapassagens, maiores velocidades médias e menor consumo de combustível.
A família MAN TGX é composta ainda pelos modelos TGX 28.440 6×2, além do TGX 29.480 6×4, caminhão mais potente da MAN Latin America. Toda a linha é equipada com motor MAN D26 e transmissão automatizada MAN TipMatic de 16 marchas.