Uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do país, a MAN Latin America acaba de ser reconhecida pelo Sistema Firjan com o Prêmio Rio Export, na categoria Destaque Emissão de Certificado de Origem. A montadora é a única fabricante de caminhões e ônibus no Estado do Rio de Janeiro, de onde já saíram mais de 100 mil unidades para ganhar as ruas e estradas de países da América Latina, África e Oriente Médio.
Premiada em diversas edições, a MAN Latin America lidera desde 2011 a categoria Destaque Emissão de Certificado de Origem. Este documento é utilizado para comprovar a origem da mercadoria e conceder benefícios fiscais (isenção parcial ou total do imposto de importação) nos países com os quais o Brasil celebra acordos comercias, garantindo acesso preferencial das mercadorias e competitividade do produto no mercado externo.
“A atividade exportadora é essencial para o desenvolvimento econômico, servindo como principal ligação para o crescimento da cadeia global. Acreditamos muito no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro como impulsionadores das exportações. O reconhecimento da Firjan mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo em prol do fortalecimento do país”, destaca Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America.
A vocação exportadora da MAN Latin America teve início bem cedo em sua história. Logo em seu primeiro ano de operação, a empresa já comemorava o envio dos primeiros veículos para mercados internacionais, rumo ao Paraguai e ao Chile. Hoje, a Argentina se configura como um dos principais parceiros comerciais da empresa, com mais de 15 anos de atuação no mercado do país vizinho.
Ao todo, são quase 200 concessionárias e pontos de atendimento da rede autorizada da MAN Latin America nos mercados internacionais. Seus importadores contam com uma equipe de profissionais altamente qualificados em todos os países para onde os veículos são exportados.
Sobre o prêmio
O Prêmio Rio Export tem o objetivo de valorizar e estimular o desempenho das indústrias do Estado do Rio de Janeiro nas relações com o mercado externo. A iniciativa foi lançada em 1998 e se insere no esforço de difusão e consolidação da cultura exportadora no Estado. O prêmio é entregue anualmente às empresas fluminenses que mais de destacaram em diversas categorias, de acordo com o desempenho na atividade exportadora retratado nos números oficiais da Secex.