Aproveitando a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), que reúne as entidades do setor de reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP) alerta para a falta de manutenção de veículos e as consequências no trânsito. “Mais do que provocar longos congestionamentos, uma vez que um veículo parado em via de grande circulação pode ocasionar mais de 3 quilômetros de congestionamento, carros, motos, caminhões e ônibus sem manutenção em dia podem provocar acidentes”, afirma o coordenador do GMA e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.

Segundo Mufarej, como não há fiscalização de itens de segurança para verificação do estado de feios, pneus, amortecedores, entre outros itens, não é possível saber se os mais de 41 milhões de veículos que rodam pelo País, segundo levantamento da frota circulante do Sindipeças, estão em boas condições. “A inspeção técnica veicular é uma medida importante para a segurança no trânsito. Implantada em mais de 50 países, conseguiu reduzir os índices de acidentes. Por aqui, o projeto de lei sobre o assunto está parado no Congresso Nacional há mais de uma década. Enquanto isso, nos deparamos todos os dias com notícias de acidentes que provocam mortes. O Brasil, infelizmente, possui um alto índice de acidentes de trânsito. Boa parte poderia ser evitada se os veículos estivessem com a manutenção em dia”, explica Mufarej.

Pesquisas realizadas com motoristas mostram que quanto maior o tempo de uso, menos manutenção é feita. “Isso é preocupante porque as peças e componentes do veículo sofrem desgaste natural com o uso e precisam ser avaliadas e trocadas, se necessário”, revela.

Diante da falta de legislação específica para garantir mais rigor na verificação dos itens dos veículos, cabe ao motorista ter a consciência da importância de cuidar do carro de forma preventiva, seguindo as recomendações do manual do fabricante. “Veículos com peças relacionadas ao sistema de freio, suspensão e pneus que apresentam desgastes estão mais sujeitos a acidentes, pois se for necessário acioná-los, não terão a eficiência necessária”, comenta o coordenador.

O programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% desde 2008 preconiza a importância da manutenção preventiva para melhorar a segurança no trânsito, reduzir emissão de poluentes e também gerar mais economia para o bolso do motorista, uma vez que a revisão preventiva é mais barata do que a corretiva, quando o veículo já apresenta o problema. Para facilitar a fazer revisão, o programa lançou recentemente aplicativo Carro 100% Check Up que possibilita a checagem de vários itens em poucos minutos. O motorista também recebe avisos quando chega o momento de fazer a revisão de determinado item. Gratuito e fácil de operar, o sistema foi desenvolvido com base na norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata de inspeção veicular. O aplicativo está disponível para smartphones IOS e Android e no site www.carro100.com.br.

Além de cuidar do veículo, é importante que o motorista respeite a sinalização e seja prudente. “Se todos colaborarem será possível ter um trânsito mais seguro”, finaliza Mufarej.

 

Sobre o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% –  Criado em2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, o Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100% que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir mais segurança no trânsito, redução de emissão de poluentes e consumo de combustível. O programa consiste em diversas ações para sensibilizar o proprietário do veículo, divulgação na imprensa com dicas de manutenção e conteúdo e informação sobre orientação para o motorista, além de avaliações gratuitas.

O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva reúne as entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).

Mais informações e dicas de manutenção estão disponíveis no site www.carro100.com.br e Facebook  (https://www.facebook.com/carro100oficial),