A Mercedes-Benz apresentou esta semana em São Paulo parte das novidades que estarão na Fenatran, o Salão Internacional do Transporte que acontecerá entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi.
Um dos destaques é o Atego 2430 com câmbio totalmente automatizado PowerShift. (ERRATA: ao contrário do que publicamos inicialmente, o Atego não é o primeiro caminhão semipesado a oferecer este equipamento de série. Como bem lembraram nossos leitores, a Scania já oferece a caixa optcruise desde 2011 no segmento de semipesados).
Consagrado no segmento de extrapesados, o câmbio automatizado passou a ser oferecido de série pela maioria das montadoras por uniformizar a forma de dirigir dos motoristas, o que tem resultado em economia de diesel.
O presidente da montadora, Philipp Schiemer, que está completando 100 dias à frente da operação brasileira, aproveitou a oportunidade para dizer que outras novidades estão cruzando os oceanos e deverão aportar no Brasil até a Fenatran.
Da Sprinter ao extrapesado Actros, a montadora alemã dispõe da mais completa linha de veículos comerciais com mais de 200 modelos nas mais diversas configurações.
Conheça mais detalhes dos últimos lançamentos da Mercedes-Benz:
NOVO ATEGO 2430 6×2 – O Atego 2430 recebeu o câmbio automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem, que pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do condutor. A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista. O novo câmbio Mercedes Powershift G211 de 12 marchas, com a última marcha direta, poupa o trem-de-força de abusos e aumenta o conforto da operação. Além disso, minimiza diferenças de condução entre os motoristas, uniformizando o resultado obtido pelos menos experientes e pelos melhores. Com isso, a média de consumo da frota melhora significativamente.
O câmbio Mercedes PowerShift G211 também traz como novidade o EcoRoll, tecnologia já aplicada no Actros. Esta função coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma segura e controlada, procedimento que é executado sem a intervenção do motorista, também contribuindo com a redução de consumo de combustível.
Adicionalmente, tem-se a opção de acionar-se o modo Power que durante 10 minutos libera mais rotação do motor para facilitar ultrapassagens ou para vencer aclives íngremes. Outra vantagem desse câmbio é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenção.
O Atego 2430 continua a oferecer o câmbio manual Mercedes G131 de 9 marchas, que conta agora com novo mapa de engate, do tipo H sobreposto, que melhora a ergonomia, facilita o engate das marchas e minimiza a possibilidade de eventuais erros de operação.
O motor OM 926 LA do Atego 2430 ganhou um novo conceito de curva de torque e atinge 1.250 Nm a 1150 rpm. Com isso, a dinâmica de engates das marchas foi otimizada para minimizar as trocas, mantendo a velocidade operacional do veículo. O novo conceito de torque faz com que o motorista intuitivamente trabalhe na rotação de menor consumo de combustível e maior conforto. Além disso, o motor recebeu melhorias no acionamento do sistema de arrefecimento e compressor de ar. Tudo somado, a montadora garante que a economia com combustível do novo Atego pode chegar a 6%.
OUTRAS NOVIDADES – Atego 1729 coletor de lixo, já em produção, foi especialmente desenvolvido para severidade dos serviços nesta aplicação, por isso conta com trem-de-força superdimensionado;
• Axor 3131 6×4, agora com PBT de 31,5 toneladas, é o sucessor do 2831, e chega em versões basculante, betoneira e plataforma, para operações fora de estrada
• Eixos traseiros Mercedes-Benz sem redução nos cubos para as versões rodoviárias 6×2 e 6×4, maximizam a economia de combustível
• Axor 1933 e 2533 estão disponíveis com câmbio automatizado Mercedes PowerShift com nova função EcoRoll e Power Mode – inédito no segmento
• Axor 6×2 rodoviário com nova distância entreeixos de 3.100 mm, ideal para semirreboques longos
• Linha Axor rodoviária passa a oferecer suspensão a ar no chassi nas versões 4×2, 6×2 e 6×4
• Interior totalmente renovado passa a equipar toda a linha Axor, proporcionando alto nível de conforto
Veja mais detalhes em breve neste site.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Mercedes-Benz do Brasil