Candidatos fazem prova teórica

A Caravana Scania, responsável pelas fases regionais da quarta edição da competição ‘Melhor Motorista de Caminhão do Brasil’ (MMCB), continua sua viagem pelo Brasil. Depois do Rio de Janeiro, no último fim de semana, o estado de Minas Gerais é quem recebe o MMCB.

Neste sábado e domingo, Contagem e região definem mais dois finalistas nas etapas 15 e 16, relativas à 8ª final regional. No total, foram 2.600 inscritos que escolheram fazer a prova na cidade. Em todo o Brasil, a Scania computou 47 mil inscrições, o maior volume da história da competição iniciada no Brasil em 2005, alta de quase 70% em relação à última edição, em 2010.

O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional, além de promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes.
Conforme regulamento, as etapas mineiras vão definir mais dois finalistas, um no sábado (15) e outro no domingo (16). Eles se juntarão aos outros 14 motoristas classificados nas seis primeiras fases. O MMCB vai realizar 12 desafios regionais, em 24 rodadas, duas por fim de semana, até a grande final nacional que será em São Paulo, de 25 a 27 de outubro. No total, 24 condutores disputarão o título.

“O MMCB vem cumprindo muito bem o seu papel de criar uma grande onda de incentivo à direção defensiva, à qualificação do condutor e na busca pelo treinamento constante. Além disso, o nível dos motoristas participantes impressiona a cada rodada”, diz Rodrigo Machado, coordenador da ação. “A competição, em formato único no País, contribui para a sustentabilidade, pois um motorista treinado pode economizar até 10% combustível.”

O evento será organizado pela Casa Scania Itaipu Contagem, localizada na Rodovia Fernão Dias. “A região apresenta um número considerável de autônomos. Por isso, intensificamos as ações de divulgação nos postos de combustível e de pesagem, dentro da concessionária e também visitando os clientes.”, completa Machado.