Fonte: Folha de Londrina

Puxado pelos juros do Finame e Procaminhoneiro de 2,5% ao ano, o mercado de caminhões novos deu uma boa recuperada no mês de outubro, com a venda de 12.543 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na comparação com setembro, houve um crescimento de 48% em outubro. Mesmo assim, no acumulado do ano, há uma retração de 21% perante 2011.

Clóvis Santos, vendedor da Servopa, concessionária MAN/Volkswagen de Cambé, diz que as vendas na loja cresceram 30% no mês passado. ”Essa taxa de juros está muito boa. Participamos de um congresso do Banco da Volks e nos disseram que a média de propostas de financiamento no País subiu de 150 para 320 por dia”, conta. Ele acredita que, nos dois últimos meses de 2012, haverá antecipação de compras, já que a taxa de 2,5% vale até 31 de dezembro. 

Na P.B. Lopes, concessionária Scania em Londrina, o movimento de outubro também foi muito bom. E o bom desempenho não está relacionado somente às taxas do BNDES. ”Essa megassafrinha de milho ajudou bastante”, afirma o gerente geral, Marlon Sartório Adami. Ele diz que metade dos caminhões vendidos na loja é para atender o agronegócio.