Volvo lidera na cana-de-açúcar, com 43% de participação no segmento acima de 15 toneladas, nos primeiros meses do ano

 

Para apresentar seus diferenciais no segmento de veículos vocacionais, a Volvo promoveu em maio o evento “Volvo Extreme”, num circuito off-road montado em Mogi das Cruzes (SP). Participaram cerca de 200 convidados entre clientes e consultores de negócios de todas as concessionárias da marca na América Latina.

Em entrevista à Carga Pesada, Bernardo Fedalto, diretor Comercial de Caminhões da Volvo, disse que, além de disponibilidade, robustez e economia do combustível, os clientes de off-road pedem caminhões mais leves para levarem mais carga porque a fiscalização da lei da balança está de olho neles quando vão para as rodovias. “Esse é um desafio para os fabricantes”, afirma.

O diretor contou à reportagem que a caixa I-Shift de sexta geração já está em quase 100% dos caminhões da linha F da Volvo. E que ela representa um importante diferencial porque tem um software específico para cada aplicação. “Se o cliente compra um canavieiro, ele vem com uma caixa I-Shift específica para esta operação”, explica.

Entre todos os segmentos, o de maior destaque para a Volvo é o transporte de cana-de-açúcar. “Na cana, estamos liderando o mercado com 43% de participação. Mas temos produtos para atender desde o segmento de construção (VM) até o transporte muito severo (FMX 540 cv e 250 t) em diferentes configurações de chassi, cabine, motores e eixos de tração”, afirma Jeseniel Valério, gerente Comercial de Caminhões Vocacionais Volvo.

 

Curitiba sedia competição mundial de mecânicos

 

O time Viies Ratas, da Estônia, foi o vencedor da rodada final do Vista (Volvo International Service Training Award), maior competição mundial em qualificação técnica de mecânicos e mecatrônicos de caminhões e ônibus do mundo, realizado dia 26 de junho, na fábrica da Volvo em Curitiba (PR).

Reunindo as 40 melhores equipes de concessionárias da marca em todo o mundo, a rodada decisiva teve 200 participantes, divididos em times que disputaram entre si o título de “a melhor equipe de mecânicos do mundo”.

“Ficamos muito orgulhosos de termos sido escolhidos para sediar a primeira final fora da Suécia, país-sede da Volvo. O Brasil é um dos principais mercados globais da marca, com estrutura de ponta e profissionais altamente qualificados”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

A cada dois anos, os mecânicos e mecatrônicos Volvo têm a oportunidade de testar e comprovar seu conhecimento numa disputa com colegas de todo o mundo. O foco da competição está nas habilidades para execução do trabalho do dia a dia e na vanguarda em competências técnicas, promovendo a cooperação em grupo.

O Brasil teve quatro equipes na etapa final: Suicide Squad (concessionária AutoSueco SP), Joker (concessionária Dipesul), Série 1 (concessionária Treviso) e Hard Work (concessionária Dicave).