Sistema de autoatendimento foi montado na concessionária De Nigris, de Sorocaba
Baseada no sistema de autoatendimento, comum em farmácias e supermercados, a Mercedes-Benz está apresentando um novo conceito de venda de peças em sua rede de concessionárias: o Mercado de Peças, que reúne num espaço único tanto as peças genuínas como as remanufaturadas da linha Renov e ainda a linha Alliance para caminhões, ônibus e comerciais leves.
A primeira unidade foi montada na concessionária De Nigris, de Sorocaba, que fica às margens da Rodovia Raposo Tavares. “Demonstrar o produto é tão importante quanto uma boa promoção, sem contar que o ambiente fica agradável para o cliente, que pode sentir o produto e decidir a compra”, comentou o diretor da De Nigris, Afabio Freitas.
Atualmente há, em média, 10 mil itens nos concessionários da marca. “Muitos deles estão ‘escondidos’ nas prateleiras. Era um desafio fazer com que isso chegasse até o cliente. Além disso, o Mercado de Peças vai alavancar a venda de peças na Rede”, prevê Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços da Mercedes-Benz.
O fato de reunir peças genuínas, remanufaturadas da Linha Renov – que completará 15 anos desde seu lançamento em fevereiro de 2019 – e ainda peças e acessórios Alliance, que já conta com mais de 500 itens, inclusive de marcas concorrentes, permite que o cliente visualize todas as opções de compra, conferindo e comparando detalhes, preços e condições de pagamento. Se houver necessidade, os consultores de peças poderão ser acionados para apoiar o atendimento. Segundo a concessionária, 800 itens em estoque de maior giro atendem a 90% das demandas por peças e acessórios.
Jaqueline Hilsdorf Neves, gerente de peças e serviços da Mercedes-Benz, explica o novo sistema de autoatendimento que estará disponível em todos os concessionários. “É uma tendência já muito utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos”, comenta.