A Mercedes-Benz do Brasil conquistou o marco histórico de 2.000.000 de veículos comerciais produzidos no País. Este volume de produção, acumulado desde a fundação da empresa, em 1956, abrange cerca de 1.370.000 caminhões e 630.000 ônibus.

“Somos o único fabricante de veículos comerciais do País a alcançar essa notável marca”, destaca Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-Benz do Brasil e Daimler Latina. “Historicamente, a nossa Empresa é a maior indústria de veículos comerciais na América Latina, sendo uma verdadeira fabricante de caminhões e ônibus. Contribuímos decisivamente para a evolução da indústria automobilística nacional”.

Stefan Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Caminhões – unidade da Daimler Trucks, maior fabricante de caminhões do mundo – veio ao Brasil especialmente para celebrar esse feito histórico da empresa. “A Mercedes-Benz do Brasil ocupa uma posição muito importante nos nossos negócios de veículos comerciais na América Latina”, diz Buchner. “O Brasil é hoje, de uma forma consistente, um dos principais mercados para caminhões da nossa marca”.

A planta da empresa em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, é a maior fábrica de veículos comerciais Mercedes-Benz fora da Alemanha e única a produzir, numa mesma planta, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, eixos e câmbios, além das cabinas de caminhões. São fabricados ali as linhas de caminhões Atego, Atron e Axor.

Em 2012, a Mercedes-Benz do Brasil deu um salto histórico na produção de caminhões no País, expandindo a montagem de caminhões Actros e Accelo para a unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Esta planta é uma síntese do que há de mais moderno em termos de produção de caminhões, inovando em conceitos de produção e adotando os melhores métodos em fabricação, logística e outros processos. Esse é o caso, por exemplo, do Parque de Fornecedores integrado à planta, o que agiliza a entrega de componentes, seguindo o conceito just-in-sequence e garantindo a sustentabilidade do processo.

As plantas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora estão totalmente integradas ao mesmo sistema de produção de veículos comerciais da Mercedes-Benz no mundo.A Companhia conta também com uma terceira unidade, em Campinas, interior de São Paulo, onde mantém a produção de peças remanufaturadas da linha Renov.