Dentro do plano de recuperar a liderança do mercado de caminhões, a Mercedes-Benz acaba de dar uma cartada decisiva: contratou Roberto Leoncini, o principal executivo da Scania, como o novo vice-presidente de Vendas e Marketing. Ele substitui Joachim Maier, que assumiu a presidência da Mercedes-Benz Argentina.
No ano passado, a operação comercial da Scania do Brasil, sob o comando de Leoncini, liderou a venda mundial de caminhões da marca com quase 20 mil unidades entregues. Além disso, se existe uma montadora de caminhões com motivos de sobra para comemorar o balanço de 2013, o ano dos extrapesados, essa montadora é a Scania. O ano terminou com 17.983 caminhões vendidos – simplesmente 80,9% a mais do que os 11.078 vendidos em 2012. E esse número significa que a Scania elevou sua participação no mercado nacional de extrapesados de 23,9% em 2012 para nada menos que 32,2% em 2013.
É com este histórico que Leoncini chega para tentar retomar a liderança de mercado para a Mercedes-Benz, posto ocupado há 11 anos consecutivos pela Volkswagen, hoje MAN Latin America.
A contratação completa a fase de renovação da diretoria da Mercedes-Benz: “Em nossa Empresa, sabemos que pessoas fazem a diferença. Por isso, estamos muito satisfeitos em trazer para o nosso time um dos melhores profissionais do setor de veículos comerciais do mercado brasileiro”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com 26 anos de experiência na área, especialmente em caminhões pesados, Roberto Leoncini trará importante contribuição, nos ajudando a fortalecer ainda mais a imagem da nossa marca como geradora de soluções completas para todas as demandas dos clientes”.
De acordo com Schiemer, com o término dessa fase de renovação, a Mercedes-Benz do Brasil conta, agora, com um time motivado para enfrentar o competitivo mercado brasileiro de veículos comerciais.
Roberto Leoncini é natural de São Paulo, capital, formou-se, em 1986, em Engenharia Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP. Em 2002, fez pós-graduação em Negócios na University of California, em Irvine, nos Estados Unidos. Dois anos depois, em 2004, concluiu o MBA em Administração de Negócios na FGV-Fundação Getúlio Vargas.
Leoncini iniciou sua carreira profissional na Scania do Brasil, em 1988, como representante distrital em Vendas de Caminhões. Posteriormente, ocupou as funções de gerente de vendas & Fleet Operators, gerente executivo de vendas de caminhões, diretor de vendas de veículos e diretor geral de vendas e serviços.
Em sua nova atribuição na Mercedes-Benz do Brasil, Leoncini será responsável por todas as atividades de vendas e marketing para caminhões e ônibus Mercedes-Benz no Brasil.
Em seu lugar na Scania assume Mathias Carlbaum como novo Diretor Geral para comandar a operação comercial do Brasil. Com experiência internacional no setor de transporte, Carlbaum iniciou a carreira no Conselho de Comercio Exterior, em São Paulo. Em 1997, entrou para a Scania como trainee na sede da empresa e posteriormente teve passagens pela Itália e República Tcheca. Em 2001, foi nomeado Diretor de Vendas & Marketing para a Espanha, na Scania Hispania.
Em 2005, mudou-se para o Brasil, onde assumiu a direção de Vendas & Marketing de Caminhões & Ônibus para a América Latina. Alguns anos depois, foi promovido a Vice-presidente de Vendas & Marketing, incluindo também as áreas de Motores & Peças. Depois de cinco anos, regressou à Europa onde desde 2010 atuava como Managing Director da Scania Ibérica.
“Voltar ao Brasil, desta vez à frente da operação comercial, será um grande e gratificante desafio por ser o principal mercado para a Scania em todo o mundo”, comenta Carlbaum.
Com MBA pela Universidade de Estocolmo, com parte dos estudos do curso na Universidade de São Paulo, Mathias Carlbaum é sueco, é fluente em inglês, espanhol e português, e estará baseado em São Bernardo do Campo, São Paulo, de onde comandará da operação comercial da Scania no Brasil a partir de 1° de julho. Até a data, a função de Managing Director para o mercado brasileiro será ocupada interinamente por Martin Ståhlberg, Presidente da Scania Commercial Operations Americas, que acumulará as duas funções no período.
“A escolha de Mathias Carlbaum para a posição foi natural por conhecer o mercado brasileiro e muitos clientes daqui. Seu trabalho será focado em uma cada vez maior aproximação com o cliente, entendendo sua operação e necessidades, para que a Scania siga oferecendo as melhores soluções de transporte”, explica Ståhlberg.