Montadora sueca vendeu 16,8 mil caminhões no Brasil, no ano passado, conquistando fatia recorde de 16,5% do mercado
Nelson Bortolin
Com 30,85% de participação nas vendas de caminhões novos em 2019, a Mercedes-Benz se manteve na liderança do setor, posto que assumiu em 2014. A marca alemã foi responsável pelo emplacamento de 31.385 dos 101.735 caminhões comercializados no País no ano passado, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No total, o mercado cresceu 33,12% na comparação com 2018, quando foram vendidos apenas 76.426 veículos.
A Mercedes-Benz observou um crescimento de quase 6% de participação no mercado em 2019. Mas, o que chama mais atenção no balanço da Fenabrave é o aumento da participação da Volvo, de praticamente 19%. Terceira na lista dos maiores vendedores, a marca sueca emplacou 16.847 unidades e chegou a 16,56% de participação, seu recorde histórico. No ano anterior, a Volvo tinha 13,9% do mercado.
Com 24.780 caminhões vendidos, a Volkswagen ficou na segunda posição, observando um leve recuo de participação no mercado, de 0,85%, na comparação com o ano anterior.
A Ford, que fechou sua fábrica no País no ano passado, perdeu metade da participação, chegando a apenas 6,3%, sendo ultrapassada pela Scania, que subiu para o quarto lugar da lista. A sueca teve um crescimento de participação de 10,8%, saindo de 11,31% para 12,53%. A Scania vendeu 12.747 caminhões em 2019.
SEGMENTOS – O segmento de caminhões pesados foi responsável por mais da metade das vendas de caminhões no ano passado, atingindo 50,75% do total. No ano anterior, os pesados representaram 45,5% das vendas.
O caminhão mais vendido no ano foi o Volvo FH 540 (7.219 unidades), seguido do Scania R450 (5.348), e do Volvo FH 460 (4.788). Todos pesados. Depois vêm o médio Volkswagen 11.180 (4.642 unidades) e o semipesado da mesma marca, o 24.280, com 3.744 unidades vendidas.
OS DEZ MODELOS MAIS VENDIDOS