Unidade no estado da Baixa Saxônia será o coração do fornecimento mundial da empresa

A Daimler Truck está estabelecendo na Alemanha uma nova central de fornecimento global de peças de reposição para a Mercedes-Benz Trucks de uma maneira mais orientada ao cliente. Para a marca, uma logística de peças de reposição flexível, eficiente e sustentável é um fator de sucesso não só para a empresa, mas também para seus clientes de todo o mundo. Inclusive, a nova central contribuirá de maneira importante para a garantia internacional de peças para a região da América Latina e para a Mercedes-Benz do Brasil.

Por conta do longo alcance e rápido fornecimento das peças do centro de logística, as frotas de veículos poderão continuar operando o máximo de tempo possível e com o mínimo de paradas necessárias.

Atualmente, a central de peças da Alemanha é uma das fontes de abastecimento para Campinas (SP). Além disso, temos também a produção de Remanufaturados na própria unidade, as peças Genuínas de fabricação na planta de São Bernardo do Campo (SP) e de outros 400 fornecedores nacionais. Com a alteração de local na Alemanha, o processo continua o mesmo.

O que muda agora é que a nova central em Halberstadt, no estado da Baixa Saxônia, vai se tornar o coração para o fornecimento global de peças de reposição para os veículos da marca. No futuro, as entregas de peças serão feitas a partir desse ponto central, eliminando rotas de transporte adicionais e reduzindo o tempo do processo para que as peças sejam disponibilizadas.

As instalações foram projetadas para atender aos requisitos dos clientes da Daimler Truck e os revendedores regionais poderão receber seus suprimentos diretamente ou, se necessário, poderão retirar as peças por conta própria.

O anúncio oficial foi feito por Reiner Haseloff, Primeiro Ministro do Estado da Baixa Saxônia; Sven Schulze, Ministro da Economia, Turismo, Agricultura e Áreas Florestais; Daniel Szarata, Prefeito de Halberstadt; Jörg Howe, Representante Geral da Daimler Truck AG, responsável pela área de Comunicações Globais e Assuntos Externos; e Uwe Kazmeier, chefe de atendimento ao cliente e peças da Mercedes-Benz Trucks.
O contrato para o estabelecimento da central de logística em Halberstadt foi assinado durante uma cerimônia com outros representantes do estado da federação, da cidade de Halberstadt e da Daimler Truck.

300 MIL ITENS

O novo hub de logística global vai disponibilizar até 300.000 itens diferentes que vão desde o menor parafuso até uma cabine de caminhão completa para quase 3.000 revendedores de veículos em mais de 170 países ao redor do mundo.

A Central Global de Peças dará, assim, uma importante contribuição para garantir o fluxo internacional de mercadorias. A construção está programada para começar em 2023, com o comissionamento programado para ocorrer cerca de três anos depois.

“Halberstadt e a Central Global de Peças vão desempenhar um papel fundamental no futuro”, afirma Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “As peças de reposição de nosso novo centro de logística vão dar uma contribuição muito importante para manter nossos clientes e seus caminhões funcionando, seguindo com o nosso slogan – Trucks you can Trust” (Caminhões que você pode confiar).

FORNECEDORES

Cerca de 2.600 fornecedores da Mercedes-Benz Trucks irão abastecer a Central Global de Peças. O fornecimento de peças da Fuso na Europa também será realizado por meio de Halberstadt no futuro. Em um processo logístico de três etapas, as novas instalações também atenderão a cerca de 20 centros logísticos regionais em todo o mundo – como, por exemplo, vários países europeus, Turquia, além de Emirados Árabes Unidos, Brasil e China – que, por sua vez, fornecerão peças aos seus revendedores regionais.

Halberstadt não está apenas no coração da Alemanha, mas também está localizado entre os muitos fornecedores e clientes da Daimler Truck na Europa. A conexão de transporte por rodovias federais e rodovias regionais também viabiliza o abastecimento rápido. O local também tem espaço suficiente para operar com flexibilidade a longo prazo.

Na primeira fase de expansão, o edifício terá uma área de cerca de 270.000 metros quadrados, com um espaço de logística de cerca de 260.000 metros quadrados. Serão gerados até 450 empregos qualificados no local e é estimado que sejam criados até mais outros 600 após a inserção de novas etapas de construção e a adoção de atividades adicionais relacionadas à logística global de peças.