Novidades está sendo apresentada na Fenatran 2024, que vai até sexta-feira (8)

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Mercedes-Benz do Brasil vive uma nova era com um importante avanço em eletromobilidade de veículos comerciais no País. A Empresa iniciará testes em operações de clientes, a partir de 2025, com caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio Daimler Truck: o Mercedes-Benz eActros e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter. O eActros é produzido na Alemanha e os caminhões leves no Japão e em Portugal. Essas novidades estão sendo apresentadas na Fenatran 2024, maior feira do setor na América Latina, realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 4 e 8 de novembro.

Os modelos eActros 300 e eActros 400 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve, é uma solução para o segmento de transporte urbano. Os testes começarão em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas), Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística), RD Saúde (varejo farmacêutico), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza) que utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: liderar o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Nossa Companhia já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendido na Europa, e o caminhão leve eCanter. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.

Os primeiros testes em operações de clientes

A partir de 2025, a Mercedes-Benz dará início ao programa de testes com 15 caminhões elétricos (5 eActros e 10 caminhões leves), contando com a parceria de importantes clientes brasileiros de diferentes segmentos e aplicações, que serão os primeiros a utilizar os caminhões em suas operações regulares.

“Já temos as primeiras empresas conosco nessa jornada: Braspress, Coca-Cola Femsa Brasil, Suzano, Marimex e Ypê que vão testar o eActros, enquanto Expresso Nepomuceno, AGL e RD Saúde irão operar o caminhão de 7,49 toneladas de PBT”, informa Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Junto aos clientes, a nossa equipe especializada em e-mobility vai desenvolver as melhores soluções em eletrificação para cada segmento de caminhão dentro da ampla variedade de aplicações urbanas e interurbanas”.

“Ou seja, a Mercedes-Benz não vai oferecer a solução sozinha”, prossegue Jefferson Ferrarez. “O nosso cliente vai fazer parte da solução. Através das ferramentas de Inteligência Artificial do Fleetboard, dos nossos engenheiros na fábrica e da operação dos clientes, vamos juntos testar o melhor TCO para os caminhões elétricos no Brasil, aprendendo as necessidades de infraestrutura, recarga e manutenção, a durabilidade e a experiência dos motoristas com a eletrificação”.

Expertise da Daimler Truck em veículos elétricos

 “Estamos muito animados para esta jornada ao lado de grandes parceiros do transporte”, diz Achim Puchert. “Aliás, nós já temos experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. Nós vamos aproveitar essa expertise para o universo dos caminhões. E o time global de e-mobility da Daimler Truck unirá forças conosco”.

Ao destacar a importância da parceria entre a Mercedes-Benz e os clientes, o presidente Achim Puchert cita também um elo muito importante: a parceria pública. “Somente com investimentos públicos na estrutura de carregamento e nas estradas é que a eletrificação vai expandir nesse país de proporções continentais”. E completa: “Como Mercedes-Benz, nós queremos fortalecer o elo público-privado em prol da sustentabilidade e da sociedade.

 “Até 2030, a Mercedes-Benz do Brasil terá um portfólio de caminhões zero emissão em todos os segmentos. Vamos continuar avançando muito mais. Tudo isso representa o nosso compromisso em ouvir as estradas e entregar soluções aos nossos clientes e rentabilidade aos seus negócios. Estamos prontos para receber os clientes de todo o Brasil nesta Fenatran e comprovar: estamos em uma nova era, entregando a confiança de sempre”, diz Achim Puchert.

 eActros para operações interurbanas de cargas médias e pesadas

O Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, porta-containers, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

Para os testes iniciais com esses primeiros clientes no mercado brasileiro, serão oferecidos cinco modelos, entre versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4×2 ou 6×2, com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.

No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400 são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos. O eActros utiliza baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), que asseguram densidade energética mais adequada a um caminhão para cargas pesadas.

Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.

O interior da cabina do eActros foi projetado para oferecer máximo conforto e praticidade para o motorista. Destaque para o painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.

O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de segurança. Entre elas: sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), EPB (freio eletrônico de estacionamento) e IHC (controle inteligente de faróis).

 Caminhão elétrico leve e versátil para uso urbano

O caminhão leve elétrico à bateria oferece aos clientes flexibilidade para várias aplicações. Ele pode receber carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea, além de outras. Dois modelos estarão disponíveis para os tetes iniciais com os primeiros clientes no mercado brasileiro, com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas.

O caminhão pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km. O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos. Além disso, o caminhão possui um eficiente sistema de regeneração que recupera a energia cinética durante a frenagem, aumentando a autonomia.

O veículo trabalha com baixo nível de ruído e vibração, o que se converte em alto conforto na condução. Este motor trabalha em alta rotação, chegando a 15.000 rpm. Possui 430 Nm de torque e 129 kW de potência de pico (250 Nm e 110 kW em regime). Sua refrigeração é a água, o que reduz custos e aumenta a eficiência em relação a conceitos que utilizam óleo.

O interior da cabina do caminhão oferece amplo conforto e praticidade para o motorista. Assim como no eActros, o caminhão leve elétrico produzido e vendido pela FUSO vem equipado com painel LCD colorido com recursos de segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth e volante multifuncional.

A chave “Fácil Acesso”, sem contato, é um diferencial deste caminhão, oferecendo praticidade e agilidade ao permitir a abertura e a partida do veículo com um simples toque. A partir de um interruptor giratório, não é necessário inserir a chave para a ignição. A abertura e o fechamento das portas ocorrem sem necessidade de ter a chave em mãos. Devido à função de imobilizador, a partida só é póssível com a chave próxima ao veículo. O motorista ganha agilidade ao destrancar e abrir as portas, operações que podem ser feitas com a chave no bolso.

A ampla oferta de equipamentos de segurança e itens tecnológicos é outro grande destaque do veículo. Entre outros: ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), LDWS (sensor de faixa de rolagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ABS com distribuição eletrônica de frenagem, EPB (freio eletrônico de estacionamento), acendimento automático dos faróis, IHC (controle inteligente de faróis), AVAS (alerta acústico de veículo), câmera de ré, painel digital em LED e eixo eletrificado.

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