Mercedes cresce no mercado de seminovos
Com a marca SelecTrucks, a empresa abriu loja em Betim (MG), já tinha uma em Mauá (SP) e faz planos de continuar se expandindo num setor que tem mostrado estabilidade nas vendas
Para cada caminhão novo vendido, cinco usados são negociados, em média, no Brasil. De olho nesse mercado e na tendência de maior renovação – e não ampliação – da frota por parte dos clientes, a Mercedes-Benz está expandindo a área de atuação da SelecTrucks, sua unidade de negócios de caminhões seminovos que acaba de ganhar uma nova loja, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, às margens da rodovia Fernão Dias.
Minas Gerais é o segundo Estado em volume de emplacamentos de seminovos, daí o interesse da Mercedes. A próxima loja deverá ser inaugurada até 2017 no Paraná, o terceiro maior mercado de seminovos do País, em Maringá ou Curitiba. Campinas e Ribeirão Preto também estão nos planos da montadora, que tem tradição no ramo de seminovos: atua no setor em 14 países com a marca TruckStore, em lojas que vendem modelos de todas as marcas.
“Seminovos com garantia podem ser uma porta de entrada para pequenos transportadores”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Peças e Serviços da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, na inauguração da loja de Betim. “A SelecTrucks faz parte do nosso pacote de soluções para o cliente. Se queremos aumentar nossa participação de mercado, temos que receber nos negócios caminhões de todas as marcas”, acrescentou.
Nos últimos seis anos, o mercado de caminhões seminovos vem mantendo um ritmo uniforme de vendas no Brasil. “Em 2015, houve uma pequena queda de 3,4%, mas de qualquer forma o volume é muito grande, superior a 300 mil negócios”, diz o executivo.
Só em junho, foram vendidos 70 caminhões na loja de Mauá, mais que o dobro da média mensal dos últimos três anos. Houve 70 mil consultas no site da SelecTrucks, que atualmente avalia mais de 100 caminhões por dia no Brasil inteiro. Em três anos, já foram avaliados mais de 13 mil veículos. E mais: em julho, com a retração do mercado de novos, a venda de usados cresceu – a média habitual de cinco negócios com usados para cada caminhão novo vendido subiu para sete. Sinal de que a alternativa está sendo cada vez mais procurada.
Quem compra caminhão seminovo da SelecTrucks conta com o atendimento da rede de concessionários e com toda a linha de produtos e serviços da Mercedes. Destacam-se as três linhas de peças de reposição: as genuínas Mercedes-Benz, remanufaturadas RENOV e peças e acessórios Alliance Truck Parts. Podem ser feitos contratos de manutenção, assistência 24 horas, financiamentos e seguros do Banco Mercedes-Benz. Também existe consórcio para seminovos, com taxa de administração de 0,12% ao mês e parcelas de R$ 1.300 para créditos de até R$ 105 mil, por exemplo.
A loja de Betim está localizada na Rodovia Fernão Dias, BR-381, km 481, bairro Jardim Piemont. Para consultas via internet, o endereço eletrônico é www.selectrucks.com.br.
Transamigos é MB desde o primeiro frete
Quando José Jerônimo Figueiredo decidiu deixar a condição de caminhoneiro e montar uma empresa de transportes com dois amigos da estrada, os caminhões dos três eram Mercedes-Benz. Foi com um 1513, um 1516 e um 1313 que a Transamigos iniciou suas atividades em 1977.
Com sede em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e atuação no ramo de mineração e siderurgia, a empresa teve um lote de 11 caminhões usados de sua frota adquiridos pela SelecTrucks, o que ajudou a viabilizar a compra de 14 cavalos mecânicos Axor off-road zero km.
“Procuramos em todo o mercado e a melhor oferta foi da SelecTrucks”, disse o presidente da Transamigos. “Além da facilidade e rapidez na avaliação e aprovação dos nossos usados, a compra desses veículos nos ajudou a investir na renovação da frota.”
O lote de 14 Mercedes-Benz adquiridos pela Transamigos tem dez Axor 4144 6×4 e quatro Axor 3131 6×4, todos basculantes para operações fora de estrada.
“Com essa aquisição, ampliamos nossa frota para 96 caminhões. Temos agora 30 Axor 4144 e quatro Axor 3131”, informou Figueiredo. “Mais de um terço da frota é da marca Mercedes-Benz, todos da linha Axor. Temos com eles uma experiência positiva de produtividade e robustez nas nossas operações.”
Os novos basculantes Axor estão sendo utilizados pela Transamigos em serviços de terraplenagem e mineração, bem como em serviços de usinas siderúrgicas.