O primeiro já foi inaugurado, em São Paulo. Haverá sete no País, até o fim de 2013
A Mercedes-Benz já tem um “van center” em São Paulo, isto é, uma loja só para vender comerciais leves da linha Sprinter. Fica na Avenida Bandeirantes, perto da cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas, pertence ao Grupo De Nigris e marca a inauguração de uma nova política comercial da montadora para as Sprinter, voltada para as grandes cidades, onde são vendidos mais de mil veículos desse tipo por ano.
Até o fim de 2013, haverá sete lojas específicas para a linha Sprinter, em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife”, disse Adriana Taqueti – gerente sênior de Vendas e Marketing de vans da MB. “Os van centers são um conceito que vai se espalhar pelo País”, afirmou.
O vice-presidente de vendas da Mercedes, Joachim Maier, ressaltou que, além dos fatores econômicos e dos eventos esportivos (Copa em 2014 e Olimpíadas em 2016), medidas governamentais impulsionam o crescimento dos comerciais leves no Brasil, entre elas as restrições aos caminhões nos grandes centros urbanos e a exigência de transporte para pessoas com deficiências.
O crescimento das vendas pela internet e a consequente necessidade de entrega da mercadoria ao consumidor foi outro fator citado por Maier. A Mercedes-Benz quer continuar aumentando sua participação nesse mercado. “Saímos de 14% em 2011, temos 17% hoje”, disse.
Com a linha lançada em outubro passado na Fenatran, a montadora dispõe de 44 versões de comerciais leves, com preço inicial de R$ 79.500.
Todas as versões estão dentro das configurações permitidas para VUCs em São Paulo. Adriana Taqueti contou que, nos últimos dois anos, houve uma inversão no mix da linha Sprinter. “Antes, vendíamos 60% de vans e 40% de furgões e chassis; agora é exatamente o contrário: as cargas representam 60% e o transporte de passageiros, 40%”, salientou.
Fabricados na Argentina, os veículos da linha Sprinter foram introduzidos no Brasil em 1996. Desde então, segundo a fábrica, foram vendidas mais de 200 mil unidades, mais da metade no mercado brasileiro.
Com o slogan “Sprinter: Para quem tem estrela”, a MB realizará a Caravana Sprinter nas concessionárias de todo o País a partir de julho.