O paranaense Ediomar Consolin saiu de Quatiguá (PR) e viajou 720 quilômetros até Campo Grande para participar da 6.a etapa regional da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil da Scania, disputada na concessionária P.B. Lopes.
Valeu a pena. Com um total geral de 80,06 pontos, somando as provas de manobra, percurso, check-list e teoria, ele foi o melhor entre os 41 participantes e está classificado para a grande final nacional em São Paulo: “Tenho parentes aqui em Campo Grande, então resolvi participar. Sabia que tinha ido bem mas não esperava vencer. Estou muito contente”, comemorou.
Proprietário de três caminhões Scania, um ano 2003, outro 2004 e um mais novo 2013 de 440 cv (“este ainda não é meu, é do banco”) Ediomar transporta container e grãos na rota de Goiânia. “Dirijo o 2003 e deixo o mais novo com um motorista pois este tem menos chance de quebrar”, explica.
Com 50 anos e filho de caminhoneiro, ele pede mais atenção do governo com os pequenos transportadores: “Queria que melhorasse um pouco nossa renda para que pudéssemos renovar a frota. Hoje, quando você faz algum investimento, corre muito risco, faz com medo, não tem o pé no chão”, reclama.
O autônomo Emerson Aparecido Vassoler se classificou em segundo lugar e Douglas Reis Marques, da Piccoli Transportes, ficou em terceiro e também conquistou a melhor nota entre os caminhoneiros mais jovens, até 35 anos. Ele tem 26.
A representante das mulheres na etapa do domingo foi Lusinei Alves Foss que é educadora de trânsito.
AGRONEGÓCIO – O gerente da filial da P.B. Lopes, Fábio Rezende, ficou satisfeito com o resultado da etapa disputada em Campo Grande: “Deu mais retorno do que eu imaginava”, comemorou. Para ele, o Brasil vive uma situação de defasagem de mão de obra em todas as profissões e com o caminhoneiro não é diferente: “Falta treinamento, falta produtividade. Com este evento, reunimos também os grandes empresários da região e percebemos que eles estão engajados nesta causa. É um caminho sem volta. Tem que dar treinamento, capacitação. A cadeia como um todo não é bem remunerada em termos de frete, então tem que ganhar em produtividade. A Scania e sua rede de concessionárias têm procurado fazer sua parte”.
Para Fábio, que está desde 1997 no ramo de vendas de caminhões, é possível que nada menos que 20% da frota esteja parada por falta de motoristas.
Na região de Campo Grande 65% das vendas da P.B. Lopes/Scania são voltadas para o setor de agronegócio, a maioria na configuração 6×4 para bitrem e rodotrem. “Com a tecnologia, a pecuária tem se tornado mais intensiva e cedido área para o reflorestamento, para a cana e para os grãos”, avalia.
Durante a 6.a Etapa do MMCB foram arrecadados 5.500 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para quatro entidades que fazem atendimento a crianças.