Mobil Delvac MX ESP (Emission System Protection) 15W-40

Baixo consumo de combustível, menores emissões e redução dos custos de manutenção são alguns dos resultados que as novas tecnologias de lubrificantes buscam atender, mas é preciso que seja utilizado o produto adequado. Quem chama a atenção para este fato é a Mobil – marca licenciada no Brasil para a Cosan Lubrificantes e Especialidades – que desenvolveu produtos que auxiliam na manutenção e performance do motor.

É o caso da nova tecnologia de pós-tratamento dos gases para cumprir a legislação do Proconve P7 – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que prevê uma diminuição significativa nos níveis de emissões permitidos para a linha de veículos pesados – e foi preciso que os lubrificantes acompanhassem essa evolução.

“A composição do óleo precisa adaptar-se aos sistemas de pós-tratamento de gases para alcançar uma redução significativa no nível de emissão de poluentes. A aditivação para os novos lubrificantes foi desenvolvida para poder suportar as condições mais severas dos motores, inclusive de temperatura, proporcionando mais proteção e ampliando a vida útil do motor”, diz Andrea Alves, coordenadora de marketing da marca Mobil para o segmento de frotas.

Os novos motores Euro V exigem que o lubrificante atenda a norma API CJ-4. Por isto foi lançado no ano passado o Mobil Delvac MX ESP (Emission System Protection) 15W-40. Ele é um lubrificante formulado para os modernos motores de alta potência e baixas emissões, inclusive para aqueles com Recirculação dos Gases de Emissão (EGR), equipados com sistemas de pós-tratamento com Filtros de Partículas Diesel (DPFs), Catalisadores de Oxidação de Diesel (DOCs) e Redução Catalítica Seletiva (SCR).

Os motores diesel de baixa emissão usam maiores pressões nos injetores e têm anéis mais próximos da coroa dos pistões, o que aumenta a formação de fuligem, a qual é absorvida pelo óleo. Quanto maior a dispersância do lubrificante, menor será o seu espessamento e, consequentemente, maior será sua tendência a uma vida mais longaem serviço. Estaé uma propriedade que diferencia os óleos CJ-4 de seus antecessores. 

Andrea Alves do Marketing da Mobil: atenção ao manual do fabricante

Foi em busca dessa melhor performance que, em 2009, a Trevo Transportes trocou a marca de óleos e graxas com que trabalhava há três décadas pela marca Mobil. “Considerando tanto o motor quanto a lubrificação de semirreboques, percebemos que a qualidade superior se reflete na eficiência”, afirma Paulo Gonçalves Netto, diretor da Trevo Transportes.

A transportadora tem mais de 30 anos de serviço, em Piracicaba, interior de São Paulo. No início, a transportadora trabalhava com matéria-prima siderúrgica, mas o negócio se expandiu e estendeu as atividades para a logística de produtos acabados. A qualidade da manutenção se tornou essencial quando sua frota chegou a 200 veículos.

“Acho que a manutenção é o que dá base para todo o trabalho da frota, porque hoje o seu cliente exige ao máximo que você tenha qualidade, que você tenha idade média de frota nova”, considera o diretor.

É importante lembrar, que a melhor maneira de escolher o lubrificante certo para seu veículo é consultando o “Manual do Proprietário”. Nele, o usuário irá identificar a viscosidade SAE e o nível de desempenho API ou ACEA recomendados pelo fabricante do veículo, explica Andrea Alves.

 

Sobre a Mobil –A marca Mobil, licenciada no Brasil para a Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A., é reconhecida em todo o mundo por sua alta performance e avançada tecnologia em lubrificantes e serviços. É também referência em esportes a motor, em que o máximo desempenho é fundamental. Com produtos específicos para cada segmento – motos, carros, caminhões, veículos comerciais e indústria –, os óleos lubrificantes e graxas Mobil superam as mais rígidas especificações de mercado e têm a aprovação dos mais importantes fabricantes de veículos e equipamentos.

A Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A. tem por missão prover produtos de qualidade e buscar soluções inovadoras que permitam economia, aumento de produtividade e redução de impactos para o meio ambiente. Foi criada em 2008, quando o grupo Cosan concluiu a compra dos ativos da afiliada brasileira da ExxonMobil.