Ao sair da concessionária qualquer veículo já está automaticamente desvalorizado. No caso de caminhões novos, a desvalorização é de 20% no primeiro ano e 25% no segundo e terceiro anos.

Essa depreciação de valor será ainda mais alta se o caminhão não receber manutenção preventiva. Isso porque peças, pneus e motor ficam deteriorados a cada quilômetro rodado sem a devida atenção.

 

Na hora da troca ou da venda, a falta desta manutenção pode ser sentida no bolso. O prejuízo pode ser de até 20% se comparado ao modelo em que a manutenção preventiva foi feita. Isso, por causa da má conservação que ele apresenta.

E é justamente isso que o módulo de gestão da manutenção da ValeCard, que conta com uma equipe de engenheiros qualificados, tenta evitar.

Ele aplica conceitos preventivos desde o início e as transportadoras aumentam a vida útil do caminhão em até três anos sem desvalorizá-lo, podendo assim usar o veículo por até seis anos. Adiando investimentos para a compra de novos, reduzindo custos e obtendo representativos ganhos financeiros.

Além disso, ao chegar à oficina, o caminhão passa por uma avaliação técnica e o relatório é repassado para a equipe de engenheiros da ValeCard. São esses profissionais que vão avaliar qual a manutenção e quais peças devem ser trocadas, evitando assim que sejam feitos serviços desnecessários.

Sistema oferece soluções para o cliente

A Cesta Gestão de Frotas da ValeCard reúne o maior número de soluções de um mesmo fornecedor gerando o controle total de qualquer tipo e tamanho de frota. É neste segmento que a ValeCard e sua força de vendas com 70 profissionais buscam o crescimento em 2015.

Permite integração com o sistema financeiro do cliente disponibilizando todas as informações em relatórios gerenciais integrados. São seis módulos: Abastecimento, Combustível, Manutenção, Monitoramento e Telemetria, Assistência 24h e Gestão Avançada.

O SIAG – Sistema Integrado de Autogestão, a ferramenta desenvolvida pela Valecard para atuar neste mercado, agregou as mais avançadas soluções para o cliente administrar sua frota de veículos, colhendo assim os resultados esperados em relação ao controle de custos e à confiabilidade de informações. Para o módulo de manutenção, por exemplo, foi criado um sistema de cadastro de oficinas e acompanhamento ágil de orçamentos e serviços que tornou-se referência no mercado.

ValeCard pretende crescer 40% em frotas em 2015

A ValeCard, de Uberlândia (MG), uma das três maiores empresas no Brasil no setor de gestão de frota, cresceu 30% em 2014 neste segmento, faturando R$ 860 milhões, quase metade das receitas administradas pela empresa que também atua na área de benefícios. Para 2015, os planos são ambiciosos: ampliar em 40% os serviços de gestão de frota, hoje fornecidos para aproximadamente 1300 clientes e 230 mil veículos gerenciados em todo o Brasil.

A expectativa da empresa é ampliar sua participação na área de manutenção, que responde hoje por 15% da receita dos serviços de gestão de frota – os outros 85% estão concentrados na gestão do abastecimento. O cenário desenhado para os próximos dois anos indica uma economia de baixo crescimento, o que deve obrigar as empresas de transporte a redobrar a preocupação com os custos e pisar no freio no momento de renovar suas frotas.