Empresa também atingiu a marca dos 20 mil caminhões conectados no Brasil

A Scania diz que recebeu mais de 8 mil encomendas da Nova Geração de caminhões, lançada em outubro de 2018, e que serão entregues ao longo do ano. Em 2019, a fabricante continua prevendo um crescimento no mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), entre 10% e 20% na comparação com 2018.

“A Nova Geração de caminhões Scania vem comprovando sua principal promessa, uma economia de combustível até 12% em comparação com a geração anterior. Os clientes já estão informando seus excelentes resultados com apenas cinco meses de uso, pois as entregas começaram em fevereiro. Ou seja, haverá ainda mais evolução do desempenho”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil

CONECTIVIDADE

A Scania também anunciou que atingiu 20 mil veículos conectados no Brasil, desde o lançamento do serviço em janeiro de 2017. São cerca de 18.800 caminhões e 1.200 ônibus ativos. A projeção da fabricante é atingir 28 mil até o fim de 2019. Ao redor do planeta, a Scania possui 400 mil veículos comerciais conectados que geram dados usados para melhorias nas operações de transporte dos clientes.

Nos Serviços Conectados Scania os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado nos veículos desde maio de 2016; para veículos a partir de 2012 é possível também instalar, mas com um custo. São duas opções de pacotes (Análise e Desempenho).

O Análise, gratuito por 10 anos, gera relatórios semanais e mensais. O Desempenho, de custo muito competitivo, permite um acompanhamento em tempo real do veículo e do motorista, individualmente, e tem o retorno imediato do investimento.

Segundo Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil, 7 mil veículos (35% do total) contam com o pacote Desempenho, o mais completo. “Ou seja, o cliente está investindo porque enxerga um benefício”, alega.