Correu ontem (quinta) pelos estandes da Fenatran a informação de que uma montadora teria tirado mais de 3 mil pedidos de compra durante a feira que termina nesta sexta-feira, dia 28. Apenas uma concessionária teria recebido mais de 200 pedidos confirmados e consultas que comprometeriam seu estoque até março de 2012.

A informação não é oficial e os números totais ainda não foram consolidados. Além disso, os pedidos são apenas manifestações de intenção de compra, até porque, como a maioria dos caminhões encomendados é equipada com os novos motores Euro 5, a entrega só acontecerá a partir de março de 2012. É que pelas normas do Proconve P7, equivalente ao Euro 5, tudo o que for produzido até 31 de dezembro de 2011 – ou seja, com a motorização atual Euro 3 – poderá ser vendido até março do próximo ano.

De qualquer forma, se confirmado, o número recorde indica que as verdadeiras forças tarefas de vendas montadas pelos fabricantes durante a feira souberam aproveitar a avalanche de transportadores de todo o país que tem visitado o Anhembi durante a semana, desde que o 18.o Salão Internacional do Transporte abriu os portões na última segunda-feira.

Agressividade comercial, preços atrativos e parcelamento fixo da entrada, já que a quase totalidade das compras teriam sido feitas com financiamento pelo Finame do BNDES, explicariam o resultado recorde das vendas.

O fato de a maior parte ser equipada com motores Euro 5 mostra também que muitos transportadores estão apostando que o novo diesel S50 estará nas bombas a partir de janeiro de 2012. Além da Petrobras, que já havia se comprometido a financiar a instalação de tanques na rede BR, a Raízen – resultado da fusão da Shell e Cosan – também garantiu a disponibilidade do novo combustível em mais da metade da rede estradeira de 450 postos.

As novas faixas de potência e a variedade de opções de implementos também levaram os visitantes a aproveitar a feira para buscar a melhor configuração para as diversas aplicações de transporte.

Por parte das novas marcas de caminhões que chegam ao mercado, caso das chinesas Foton e Schacman, da européia DAF e da americana International, além do interesse pelos novos modelos, o melhor resultado da feira foi a prospecção de grupos econômicos interessados em investir nas redes de concessionários que precisam ser estruturadas em todo o país.