Sucesso nos extrapesados, a caixa automatizada chega com tudo nos semipesados. Mercedes- Benz e Volvo acabam de apresentar respectivamente o Atego, com a caixa Power Shift, e o VM, com a consagrada transmissão eletrônica I-Shift que já equipa praticamente 100% dos veículos para aplicação rodoviários da marca.
Além de mais conforto para o motorista, o equipamento proporciona economia de combustível e evita o desgaste de peças provocado por trocas de marcha mal feitas.
Mercedes-Benz quer retomar a liderança
Depois de contratar o principal executivo da Scania (veja matéria CLICANDO AQUI), a Mercedes-Benz acaba de apresentar sua arma para ampliar participação no mercado de caminhões semipesados. Trata-se do Atego 2430, lançado na última Fenatran em outubro de 2013 e que a partir de agora pode vir equipado com a caixa automatizada Power Shift.
Para virar o jogo, a Mercedes-Benz conta com alguns trunfos: “O Atego 2430 é o Rei dos Semipesados, tem maior valor agregado, mas chega com valor competitivo, o mesmo do seu antecessor o 2429. Além disso, temos a mais completa linha de veículos comerciais e a maior rede de concessionários, ou seja, todas as condições de recuperar a liderança”, argumentou Philipp Schiemer, presidente da montadora.
O torque de 1250 Nm entre 1100 e 1200 rpm é até 32% superior a caminhões de marcas concorrentes, possibilitando menos trocas de marchas e consequente economia de combustível. “Além disso, nosso custo da manutenção preventiva será mais em conta. E o intervalo de troca de óleo será de 60 mil quilômetros com óleo mineral, enquanto o da concorrência tem que acontecer na metade do tempo e a recomendação é o óleo semi-sintético”, argumentou Claudio Gasparetti, gerente de marketing de produto da Mercedes-Benz.
O Atego 2430 com caixa manual vai custar os mesmos R$ 235 mil do 2429. Com a caixa Power Shift, são R$ 5 mil a mais. Embora trabalhe com uma previsão de vendas totais cerca de 10% menores que 2013, a Mercedes-Benz estima que sejam vendidas 2 mil unidades do novo modelo ainda este ano.
VM com I-Shift já responde por 50% das vendas
“Os benefícios para o transportador são menor consumo de combustível, mais conforto e menor custo operacional”, destaca Francisco Mendonça, gerente de caminhões VM da Volvo.
São 12 marchas à frente e duas à ré na mesma configuração dos extrapesados, com 2.300 Nm de potência. O motorista pode escolher o modo de condução econômico – quando está em velocidade de cruzeiro – ou o modo potência em trechos mais íngremes.
O “cérebro” eletrônico da caixa I-Shift registra as condições da via e o peso bruto total do veículo antes de selecionar a marcha adequada de forma suave e silenciosa.
Lançado em 2003, o VM incorporou itens até então inexistentes no segmento de semipesados. A cabine leito, coluna de direção ajustável e sistema de basculamento hidráulico da cabine são alguns exemplos.Com isso a participação de mercado da merca saiu de 6,4% em 2009 para 12% no ano passado.
As melhorias continuam: as alavancas de freio que ficavam no lado direito do banco do motorista estão a partir de agora incorporadas ao painel. E o cliente tem e opção do descanso de braço no banco do motorista e pode escolher também a melhor posição do rádio, se na parte superior da cabine ou no painel que agora conta com entrada USB para pendrive e conexão auxiliar de áudio para MP3 ou celular.