Vitória foi garantida com um desconto de 17,05% na tarifa de pedágio; projeto será a primeira concessão de rodovias do grupo em Minas Gerais
A Motiva foi a vencedora do processo competitivo de otimização do contrato da rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte, passando pelas regiões bragantina e sul de Minas Gerais. O contrato de concessão otimizado, com duração de 15 anos, prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões em obras, melhorias e modernização das condições viárias, segundo o Ministério dos Transportes.
O resultado amplia a presença da Motiva no estado de São Paulo e marca a chegada da companhia a Minas Gerais. Após a assinatura do contrato de concessão, prevista para 2026, e a inclusão dos 569 km de vias da Fernão Dias, a extensão do portfólio da Motiva Rodovias saltará dos atuais 4,475 km para aproximadamente 5.044 km. Deste modo, a Companhia se tornará líder em extensão de vias administradas — atualmente, já é a maior do segmento em termos de faturamento.
Para ganhar o leilão, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na sede da B3, na capital paulista, a Motiva ofereceu desconto de 17,05% em relação à tarifa básica de pedágio de R$ 0,03879 por km (base março de 2023). Esta é a segunda licitação de rodovias conquistada pela Companhia neste ano. Em maio, a Empresa já havia vencido um processo de otimização contratual da BR-163, no Mato Grosso Sul, trecho administrado pela Motiva Pantanal.
Obras e melhorias
Os investimentos previstos no mais novo contrato serão direcionados à execução de obras de ampliação de capacidade, como implantação de 108,31 quilômetros de faixas adicionais, construção de vias marginais, implantação de dois Pontos de Parada de Descanso para caminhoneiros, correções de traçado e melhorias no pavimento, além da construção de novas passarelas, passagens de fauna e melhorias de acesso. Segundo estimativas do Ministério dos Transportes, as obras na Fernão Dias deverão gerar cerca de 137 mil postos de trabalho, considerando empregos diretos, indiretos e aqueles impulsionados pelo efeito-renda.
Sob a nova concessão, os motoristas que trafegam com tag terão desconto adicional de 5% nas tarifas, e os usuários frequentes de veículos de passeio poderão usufruir do Desconto de Usuário Frequente (DUF). Esta modalidade oferece uma redução progressiva no valor pago de pedágio para quem utiliza o mesmo trecho diariamente dentro de um mesmo mês. Uma novidade do contrato otimizado é o enquadramento do projeto no Programa Carbono Zero, no qual a Companhia terá que implementar ações para neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
