A Cummins fez na Fenatran o lançamento mundial de sua nova plataforma de motores pesados. Batizada de Série G, inicialmente a novidade será produzida na fábrica da Cummins Foton, em Pequim, na China, na versão seis cilindros em linha com 11,8 litros.
O destaque da Série G é a redução de peso em cerca de 400 kg. É um motor de 12 litros com peso de motor de nove litros. O segredo é o uso de compostos plásticos de alta resistência e uma nova escultura dos blocos, com contornos vazados.
O sistema de injeção de combustível da Série G, Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motor Série X, maior e mais potente, com 510 cv e torque máximo para 2.300 Nm, oferece respostas rápidas em baixas rotações.
Para reforçar a tendência de motores menores, mais potentes e econômicos, a Cummins Brasil também apresentou o novo motor eletrônico ISL 8.9 de 420 cavalos de potência. Derivado do ISL de 400 cv a 2.100 rpm, ele recebeu mudanças na calibração, sem alterações no hardware.
O Cummins ISL será produzido na fábrica da Cummins Brasil, em Guarulhos (SP), e irá equipar o novo caminhão da MAN VW 25.420, que também foi apresentado na Fenatran.
Outro motor novo, para atender o segmento de caminhões pesados, é o Cummins ISM 440, de 11 litros, que também será produzido em Guarulhos.
MARKETING – Dois novos diretores acabam de assumir seus cargos na Cummins. Marco Aurélio Rangel (foto) passa a responder pela diretoria de Marketing, Comunicação e Relações Governamentais, e Arun Iyer pela gerência geral da Cummins Filtration, cargo anterior de Rangel. Ambos se reportarão a Luis Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc. e presidente da Cummins para a América Latina.