Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí o motorista do caminhão que colidiu com uma van, no quilômetro 71 da BR 316, próximo aos municípios de Monsenhor Gil e Estaca Zero (59 km de Teresina), estava dirigindo havia cerca de 19 horas sem descanso.
Segundo apontou o tacógrafo (peça que mostra o tempo que o carro permanece ligado), o caminhão estava rodando há 19 horas quando se envolveu no acidente que provocou a morte de 10 pessoas e deixou 12 feridos, na madrugada do último sábado (5).
Há suspeita de que ele tenha dormido ao volante e invadido a pista contrária quando bateu na van. A PRF informou que o laudo conclusivo sobre as causas do acidente entre o caminhão e a van está previsto para sair até a próxima sexta-feira (11).
A polícia informou ainda que o caminhoneiro foi detido, fez o teste do bafômetro e deu negativo, mas que ele tentou mexer no disco do tacógrafo do veículo antes da PRF apreender o caminhão. O motorista prestou depoimento na Central de Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Teresina, e foi transferido, no domingo (6), para o 18º Batalhão, localizado em Mosenhor Gil, onde ficará a disposição da Justiça.
A van saiu da cidade de Coreaú, a 281 km de Fortaleza, com destino a Brasília na noite de sexta-feira (4), aonde os ocupantes do veículo trabalham. O grupo havia passado as festas de fim de ano com as famílias no Ceará e estava voltando para o Distrito Federal quando ocorreu o acidente.