Suzana Soncin, diretora-geral do Consórcio Scania, assumiu o desafio de colocar a sucessão na mesa de debate das transportadoras
Há dois anos na direção-geral do Consórcio Scania, Suzana Soncin é a responsável por um dos projetos mais inovadores voltados às empresas de transporte de carga no Brasil. O #NXTGEN reúne jovens dirigentes dessas organizações em palestras, visitas e viagens internacionais. O objetivo é prepará-los para um dos assuntos mais delicados que – mais cedo ou mais tarde – terão de tratar: a sucessão.
Além disso, o projeto tem como parceiros instituições educacionais de renome internacional visando colocar esses empresários em contato com tendências do setor em modelos de gestão, tecnologias, conectividade e sustentabilidade. Das três turmas abertas até agora, já passaram 60 pessoas pelo #NXTGEN.
Também participante ativa do projeto da Scania Queen of the Road (Rainha da Estrada), Suzana Soncin conversou com a reportagem da Carga Pesada. Veja a entrevista abaixo:
Carga Pesada – Você disse em entrevista recente que o Consórcio Scania quer estar ao lado dos clientes nos próximos 35 anos e o projeto #NXTGEN seria uma forma de sedimentar este caminho. Que avaliação você faz desta iniciativa?
Suzana Soncin – O #NXTGEN foi uma iniciativa pioneira no setor de transportes, pois, pela primeira vez, uma montadora lançou um programa voltado aos jovens empresários de empresas de transportes, abordando o tema da sucessão empresarial e ao mesmo tempo os impactos da aceleração digital.
A busca da sustentabilidade no transporte começa na preparação das empresas para os desafios da sucessão, que muitas vezes envolve fatores profissionais e emocionais, quando se trata de empresas familiares. E a aceleração digital, que está mudando a forma de trabalhar e fazer negócios no mundo todo.
Ficamos muito contentes com o feedback recebido até agora.
Carga Pesada – A partir de sua experiência na Scania, qual será o perfil da próxima geração de profissionais do transporte?
Suzana Soncin – A tecnologia vem impactando fortemente o setor de transporte e isso também altera o perfil do profissional que opera o equipamento. Mais do que simplesmente dirigir um caminhão, o motorista deverá aprender a ser um gestor do transporte, utilizando a tecnologia embarcada para controlar o tempo, o consumo, o impacto ambiental e vários outros fatores. Isso exigirá uma visão muito mais ampla do que é o transporte, por isso a Scania se coloca como parceira dos clientes na busca pelo transporte sustentável.
Carga Pesada – E as mulheres? Como a força feminina se insere nesta nova visão de uma atividade tradicionalmente masculina?
Suzana Soncin – Cada vez mais a diversidade, no âmbito geral, traz novas perspectivas e são complementares. Na cadeia logística não é diferente, com a nova economia e os negócios se transformando com muita rapidez, as organizações que se adaptarem neste sentido com certeza se destacarão no mercado.
Carga Pesada – Quais são os pilares de uma marca que quer se manter no mercado nos próximos anos?
Suzana Soncin – Hoje não basta oferecer um produto no mercado, mas toda uma gama de soluções que permitam que o cliente obtenha o melhor resultado em suas atividades. Por isso, a Scania trabalha com seis valores básicos, dos quais não abre mão: cliente em primeiro lugar, respeito pelo indivíduo, eliminação de desperdícios, determinação, espírito de equipe e integridade.
São esses os pilares que fazem com que possamos atuar dentro dos mais altos padrões de qualidade, em qualquer lugar do mundo, sempre com foco na sustentabilidade do negócio e respeitando o meio ambiente.
Carga Pesada – Como funciona e quais são os próximos passos do projeto #NXTGEN?
Suzana Soncin – Depois do sucesso das primeiras turmas, temos um desafio de continuar sendo pioneiros, por isso estamos desenvolvendo novas parcerias e estudando destinos que possam agregar conhecimentos e estimular os participantes na busca pelo transporte do futuro. Para participar do programa é necessário aderir ao Consórcio Scania.