Fonte: www.folha.com.br
Enquanto as multas mais comuns aos carros e motos caíram em 2012 na cidade de São Paulo, os caminhões puxaram a alta de 4,7% do total de autuações em relação ao ano anterior.
Esse total de multas no ano passado chegou a quase 10 milhões. Dessas, 400 mil são referentes a infrações exclusivamente praticadas por caminhões -como o desrespeito às restrições a esses veículos.
Apesar do crescimento total, apenas 3 dos 12 tipos de multas divulgados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tiveram alta.
Dois deles estão relacionados aos caminhões: veículos de carga em horário ou local proibidos (aumento de 38,6%) e deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada (acréscimo de 25%).
A CET não detalha em seu balanço o tipo de veículo multado, mas no desrespeito à faixa estão incluídos principalmente caminhões que violam a sinalização exigindo que se mantenha à direita.
No ano passado, foram finalizadas as iniciativas da gestão Gilberto Kassab (PSD) para restringir o tráfego de caminhões na cidade.
A primeira delas foi a proibição na marginal Pinheiros, em 2010. Em março passado, foi a vez da marginal Tietê.
O objetivo foi tirar esses veículos da cidade com a abertura do trecho sul do Rodoanel. Caminhoneiros protestaram e fizeram uma greve que afetou o abastecimento de combustíveis na cidade.
O terceiro item que subiu foi a invasão à faixa exclusiva de ônibus, com 2,5% –esta mais comum entre outros veículos.
Há um quarto grupo de infrações que também cresceu. No entanto, a CET inclui nele uma variedade de causas, como: falta de seta, conversões proibidas, transitar na contramão e desrespeitar a preferência do pedestre –sem especificar os números.
Dois desses itens –desrespeito ao pedestre e falta de seta– fazem parte da campanha de proteção ao pedestre lançada pela gestão Kassab. “Eram infrações não fiscalizadas e que passaram a ser alvo dos agentes”, diz Sergio Ejzenberg, consultor de trânsito.