A MWM International Motores, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, celebra este ano o importante marco de 50 mil propulsores entregues à Volvo, uma das maiores produtoras de caminhões pesados e semipesados em todo o mundo.

Parceiras há 29 anos, a MWM International iniciou o fornecimento a Volvo Penta com os propulsores da família Série 229, 6.0 litros de 6 cilindros destinados ao segmento marítimo. Hoje, atendendo ao segmento veicular, os motores fornecidos são Acteon 4.8 litros Euro III, 7.2 litros Euro III para o mercado de exportação e 7.2 litros Euro V, para linhas de caminhões e ônibus destinados ao mercado local.

A linha VM iniciou a entrada da Volvo no mercado de caminhões médios e semi-pesados, a parceria e o desenvolvimento conjunto foi determinante para o excelente desempenho – veículo/motorização e a expressiva aceitação do mercado. Lançada em Outubro de 2003 e equipada com propulsores MWM International, atingiu 4% de participação de mercado já em 2004. O crescimento foi contínuo, em 2013 fechou com 12% de participação nos semi-pesados, uma evolução de grande relevância dentro do mercado de caminhões.

Para o diretor de Vendas e Marketing da MWM International, Thomas Püschel, a celebração de 50 mil motores é um grande marco para a companhia e reforça ainda mais a grande parceria entre as duas empresas. “Com tecnologia de ponta e equipes dedicadas, trabalhamos em sinergia, e alcançamos excelentes resultados em termos de redução de consumo de combustível, redução no custo de manutenção e no aumento de durabilidade dos propulsores fornecidos. Aspectos fundamentais, resultado de grande foco durante a fase de desenvolvimento dos projetos ao longo de todos esses anos. Para a MWM International é motivo de orgulho e essa conquista afirma nosso compromisso em fortalecer esta parceria com foco em qualidade e desenvolvimento contínuo de tecnologia”, conclui Püschel.

De acordo com Douglas Nakano,vice-presidente da Volvo Group Trucks Technology Latin America, a parceria da Volvo com a MWM contribuiu significativamente para a entrada da Volvo no segmento de caminhões semi-pesados na América Latina. O trabalho conjunto e a relação franca sempre foram os pontos fortes nesta cooperação.