capas-revistas

“Hoje recebi exemplares da revista Carga Pesada. Fiquei muito feliz em ler as reportagens, principalmente porque estão muito claras e traduzem os fatos com perfeição. Frequentemente nos deparamos com reportagens, em outras publicações, que não condizem com a informação dada; a informação é distorcida e quem entende do assunto não vê a verdade. Mas o que encontrei hoje na Carga Pesada é muito diferente. Com certeza, trabalhos dessa magnitude contribuem muito para que todos os que leem esta revista tenham uma visão mais clara de um futuro que já está presente.”

Isso aí é o que Dirceu Capeleto, diretor da Transportadora Bergamaschi, em Rondonópolis (MT), escreveu num e-mail para o nosso repórter Nelson Bortolin, depois de ler nossa edição passada (nº 167). Ele deu os parabéns ao Nelson pelo brilhantismo dos textos da reportagem de capa, sobre as novas rotas que serão abertas para o escoamento da safra agrícola do Centro-Oeste. O próprio Capeleto concedeu uma entrevista fundamental para a reportagem. Se ele ficou feliz em ver que as informações saíram claras e precisas, e levaram conhecimento novo aos nossos leitores, imagine o que todos nós, da equipe que faz a Carga Pesada, também sentimos ao ler a mensagem dele!

Precisamos dizer ao sr. Capeleto e repetir a todos os nossos leitores o que dizemos sempre: estamos aqui para servir – servir a melhor informação, servir as melhores fotos, servir o melhor texto, a reportagem mais redondinha, o retrato mais fiel do dia a dia dos caminhoneiros e dos transportadores em geral.

E é muito bom ver esse esforço reconhecido. Ainda mais porque fazemos parte de um grande grupo de publicações – impressas e da internet – voltadas para o público do transporte rodoviário de cargas.

Alguns de nossos leitores habituais (e que também são muito procurados por nós para dar informações e opiniões úteis ao nosso público) reconhecem a importância das publicações do segmento do TRC. Como o presidente da Coopercarga, Osni Roman: “A grande imprensa não dá a atenção devida ao setor de logística e transporte, e essas publicações dão a visibilidade que precisamos”, afirma.

Cada revista tem sua característica, diz ele, e, sobre a nossa, acrescenta: “Vejo que a Carga Pesada tem uma grande interação com o leitor. É a que está mais próxima de seu público”. Ele acredita que a Carga Pesada trata motoristas e empresários em condições de igualdade. “E tem a coragem de colocar esses dois públicos em xeque se for necessário”, enfatiza.

Mestre em engenharia de transportes, assessor da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis tem visão parecida. Ele próprio já foi editor de uma importante publicação e acha que a revista mais “atuante” e que publica os assuntos “mais interessantes” é a Carga Pesada. “Além disso, a revista de vocês procura apurar os fatos nos locais onde estão acontecendo, como ocorreu há pouco tempo, na reportagem sobre o transporte da safra feita em Rondonópolis e Alto Araguaia (edição nº 166)”, declara.

O diretor executivo da ATC, Miguel Mendes, ressalta que há muitos títulos de revistas no TRC, mas nem todas trazem informação de qualidade. “Algumas só têm propaganda”, observa. Para ele, a Carga Pesada é uma das mais interessantes, porque “conversa” ao mesmo tempo com o caminhoneiro e o empresário. “A revista tem uma linguagem clara e vai direto ao ponto em todos os assuntos que aborda.”