Linhas do BNDES como o Moderfrota, com juros de 7,5% ao ano, se esgotaram 20 dias antes do início da feira.

Completando 25 anos, a Agrishow 2019 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – encerrada na última sexta-feira (3/5), registrou uma alta no volume de intenção de negócios entre expositores e compradores de cerca de 6,4% em relação ao ano passado, o que representa um volume de R$ 2,9 bilhões. Por segmento, a intenção de compra de máquinas foi a seguinte: grãos, frutas e café (+5%), pecuária (+4%), irrigação (+35%) e armazenagem (-13%).

Os altos e baixos têm relação com a disponibilidade de crédito para financiamento aos compradores durante a Agrishow. O setor de armazenagem chegou sem recursos do PCA [Programa para Construção e Ampliação de Armazéns do BNDES]. A falta de recursos do Plano Safra tiveram influência nessa queda de venda e, ao contrário, a irrigação era a única linha que abriu a feira com recursos,  afirmam especialistas.

CAMINHÕES – Um dos destaques da feira na área de caminhões foi o Mercedes-Benz Axor  com direção autônoma. Projeto desenvolvido em conjunto pela Mercedes-Benz e pela Grunner, empresa de tecnologia para o campo, o modelo já opera 24 horas por dia na colheita de cana-de-açúcar na Agro Cana Caiana, no interior de São Paulo.

O trabalho de carregamento da cana picada normalmente é feito por tratores com um consumo médio de 12 litros de óleo diesel/h. O Axor com direção autônoma e percurso controlado milimetricamente por GPS, leva mais carga com um consumo médio de 3 litros/h.

No campo dos combustíveis alternativos, o modelo da Scania movido a gás também atraiu a atenção dos 159 mil visitantes que passaram pela Agrishow 2019. A Scania e a Citrosuco anunciaram para o Brasil a primeira demonstração de um caminhão abastecido com GNV (gás natural veicular) ou biometano. O modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, faz a rota Matão-Santos levando suco de laranja para exportação.

Ainda no campo da sustentabilidade, a nova geração Scania chega com cinco motores movidos a combustíveis alternativos: GNV/biometano (com três opções, de 410, 280 e 340 cv) e bioetanol (com duas opções, de 400 e 280 cv).

Esta nova geração de caminhões da marca já teve cerca de 7.000 pedidos e tem produção fechada até agosto. Novo design, cabines mais confortáveis e motores de alta pressão que resultam em até 12% de economia de diesel são detalhes que também atraíram a atenção dos visitantes da feira. No estande da marca os clientes foram recebidos pelas equipes comerciais das concessionárias Escandinávia e Quinta Roda.

Veja mais detalhes na entrevista exclusiva do diretor comercial Sílvio Munhoz: