Nelson Bortolin

“Eu acho que a Carga Pesada é um veículo de informação muito importante. Uma revista que realmente aprofunda e discute os problemas do setor.” A avaliação é do diretor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis. Ele ressalta que o site da revista – o primeiro do segmento, criado há 18 anos – é um espaço de debate para os transportadores.
De fato, nossas reportagens acabam se tornando fontes de debates acalorados entre os leitores. Muitos são bastante fiéis, como o caminhoneiro Donizetti Aparecido do Nascimento, de São José dos Campos (SP). Ele está sempre lá deixando seu recado. “No passado, nós não tínhamos um espaço para sermos ouvidos. E o site da Carga Pesada virou esse espaço”, afirma. Para ele, o caminhoneiro não pode ficar escondido atrás do volante. “Tem de abrir o bico, tem de mostrar a realidade”, declara. Nascimento diz que os caminhoneiros devem aproveitar melhor esse espaço. “Se você for ver televisão, a televisão não vai lhe dar ouvidos”, justifica.
Wellington Márcio da Torre é outro leitor e “comentarista” assíduo. “Para mim, o site da revista é um ótimo espaço para eu saber o que se passa no nosso setor. Vou lá em busca de informações importantes. E vejo que a revista trata as matérias com isenção”, analisa. Ele lamenta pelos colegas que não fazem o mesmo. “Se mais gente participasse, poderíamos fazer uma grande mobilização para conscientizar a categoria a não fazer leilão de cargas, a não aceitar frete de retorno, entre outras coisas.”
Tendo ingressado no setor de transporte há cinco anos, o empresário Jorge Custódio, 58 anos, de Caruaru (PE), também está sempre lendo e comentando as notícias no site. “Eu acho um espaço muito importante. Procuro estar sempre por dentro dos assuntos, sempre de olho e criticando”, conta.
Sócio da Pedra Branca Transportes, Paulo Alves Ferreira é outro leitor de carteirinha do site da Carga Pesada. “Para mim é um espaço para colocar em cadeia nacional ou mundial o que a gente sente. Às vezes, nós ficamos tão pequenos, e só esse meio de comunicação nos dá condições de expor o que pensamos”, declara. Ferreira diz que a “vinculação” do site com o Facebook torna o espaço mais eficiente no sentido de atingir mais leitores. “Recentemente, fiz uma viagem de sete mil quilômetros de carro para visitar os clientes. Em vários lugares disseram que viram meu comentário no site”, conta.