Enquanto a indústria de implementos rodoviários registrou, de janeiro a abril, queda de 3,71% nas vendas, a Noma teve crescimento de 13,4% no número de veículos emplacados no mesmo período. Uma das cinco maiores fabricantes de carretas da América do Sul, a Noma atribui este resultado à força de vendas da sua rede de 47 representantes e à nova linha Fenix de implementos, mais leve que seus concorrentes, no caso do bitrem graneleiro em até 380 quilos.

“Com este resultado também ampliamos nossa participação de mercado que subiu de 7,5% em 2011 para 9,6% este ano”, comemora Luiz Mesquita, diretor comercial da empresa paranaense que fabrica de 500 a 600 pinos por mês. Ainda este ano a Noma começará a construção da sua nova fábrica em Tatuí, São Paulo, que possibilitará dobrar a capacidade de produção atual da planta de Maringá (PR).

LANÇAMENTO – Interessada em aumentar sua participação nos mercados de mineração e construção, a Noma participará pela primeira vez da M&T Expo 2012 – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, que acontece no final deste mês, em São Paulo.

Durante o evento a empresa apresentará produtos voltados para estes setores, entre eles alguns lançamentos inéditos como a carreta Basculante Meia Cana 8 x 4 voltada para o transporte de minérios abrasivos e que estará disponível na feira em dois modelos: a meia cana Sobrechassis 8 x 4, usada por mineradoras para carregar rochas de primeira explosão, ou seja, grandes e pesadas; e a linha Semirreboque 6 x 2 direcionada para pedras menores que passaram pela segunda explosão.

Entre os diferenciais com relação à concorrência, as carretas possuem um novo amortecedor na caixa de carga que elimina o atrito entre os chassis, o que contribui com maior vida útil do cilindro hidráulico e diminui em 60% o barulho causado no transporte das cargas. Outro ponto de destaque é a forma geométrica da caixa de carga que contribui para o rápido escoamento de todo o conteúdo.