A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) adotou mudanças em sua estrutura para garantir ai setir “mais visibilidade, transparência e maior representatividade”, além de aproximar o importador de pneus da sociedade, mostrando a importância do pneu importado para transportadores e frotistas.

Com 55 importadores de pneus congregados, a Abidip adota uma nova estrutura de gestão tendo como diretor executivo, o empresário Milton Favaro Junior – que estará à frente da entidade até 2015.

A estrutura organizacional também ganha novo vigor através da constituição de um conselho de gestores e da construção de corpos técnicos para as áreas de comunicação institucional, meio ambiente e técnica (voltada para a difusão de balanços, estatísticas e tratamento técnico sobre o universo dos pneus).

“A nova concepção da Abidip visa dar continuidade ao trabalho que foi construído ao longo dos últimos quatro anos, pelo antigo presidente Rinaldo Siqueira Campos. A estrutura de gestão mais profissionalizada atende a dinâmica do crescente mercado de pneus importados, sendo nossa missão assegurar o desenvolvimento das boas relações e a competitividade de marcas e produtos de nossos associados, defendendo os mais legítimos interesses de todos que representamos”, destaca o diretor executivo. Ele admite que “as estatísticas do setor são ainda muito incipientes” no Brasil.

“A sociedade ainda não tem conhecimento de como o pneu importado tem qualidade e auxilia na segurança automotiva, na consolidação e prática de preços mais competitivos, além da qualidade que o pneu importado tem. Algumas marcas têm índice de alta qualidade analisado pela certificação europeia e americana, muitas vezes acima do pneu nacional”, diz Favaro Junior, ao destacar que alguns pneus importados já atendem o segmento de produtos originais – fornecidos diretamente para as linhas de produção de montadoras brasileiras – como também o segmento de reposição, onde está concentrado o mercado dos importados.

Veja matéria especial produzida pela Revista Carga Pesada sobre pneus importados CLICANDO AQUI